Notícias
IFPI sedia evento nacional sobre Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral
Na semana passada, de 30 de novembro a 3 de dezembro, o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí sediou o XVIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral.
O evento teve como foco a temática "Planejamento e Gestão para Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral" e contará com a presença de estudantes, pesquisadores e profissionais que discutiram questões relacionadas à área.
Na solenidade de abertura, na quarta-feira, 30, o público assistiu, inicialmente, a uma apresentação do músico e professor Vágner Ribeiro. Em seguida, foram realizados discursos de boas-vindas aos participantes do Seminário. O reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, destacou a contribuição do evento para o Piauí e ressaltou a importância da presença de estudantes do curso técnico em Mineração, do Campus Paulistana, no Seminário. “Queremos formar profissionais que acreditem na junção da ciência e da tecnologia com o setor produtivo”, disse o reitor.
Também estavam presente na cerimônia de abertura: Elzivir Azevedo Guerra, analista em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Evandro Alberto de Sousa, reitor da Universidade Estadual do Piauí, Érico Rodrigues Gomes, professor do IFPI e presidente da Associação de Geólogos do Piauí, além de outras autoridades.
O final da solenidade foi marcado pelo anúncio dos finalistas do Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2022, que é uma iniciativa do Comitê Temático da Rede APL Mineral. A premiação – que tem o objetivo de reconhecer, anualmente, as melhores práticas realizadas na área – teve como finalistas projetos desenvolvidos no Espírito Santo, no Rio Grande do Norte e no Rio Grande do Sul.
Nos demais dias do Seminário, o público participou de painéis temáticos sobre os seguintes temas: Políticas Públicas de Apoio ao Planejamento e Gestão para Estruturação e Sustentabilidade de APL de Base Mineral; Planejamento Estratégico para a Estruturação e Sustentabilidade de APL de Base Mineral; Gestão e Governança para Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral; Extensionismo Tecnológico e Mineral para Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral; Eficiência energética para Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral.