Notícias
IFPI realiza palestra sobre obtenção de visto estudantil para os EUA
A Diretoria de Relações Internacionais (DIRIN) promoveu na última quinta-feira, 4, em parceria com o Consulado dos Estados Unidos de Recife, palestra sobre o Processo para Obtenção do Visto Estudantil para os Estados Unidos, um dos maiores receptores de estudantes brasileiros. O evento aconteceu no Auditório Carmen Sinott, no Campus Teresina Central, sob o comando do Vice-Cônsul Michael Zgota e da Assessora de Vistos, Mariana Cunha.
Durante o evento foram apresentadas todas as orientações para a obtenção de visto concedido a estudantes e servidores que têm interesse estudar nos Estados Unidos. Estatísticas apresentadas por Zgota, mostram que mais de um milhão de estudantes internacionais se matricularam em universidades americanas até 2016, configurando um aumento de 7% comparado ao ano interior.
Michael também mostrou que, apesar da crise político-econômica, o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de nações que enviam estudantes intercambistas aos Estados Unidos. Ele enfatizou que, além da quantidade, o nível dos acadêmicos que buscam os variados tipos de estudo cresce a cada ano e que o tipo de visto a ser solicitado, de acordo com o vice-cônsul, depende do curso que o candidato busca. As opções de instituições receptoras são muitas, sendo as principais as escolas técnicas, de ensino médio (High School), de idiomas, faculdades e universidades.
Para a Assessora de Relações Internacionais, Rivanda Medeiros, a boa representação de servidores e alunos na palestra, demonstra o interesse da comunidade acadêmica por mobilidade internacional. “Pretendemos oferecer mais palestras informativas como essa, em parceria com o consulado americano e com a Education USA, que é uma organização ligada ao Departamento de Estado Americano, com escritórios sediados em mais de 170 países - e com vários escritórios por todo o Brasil. Eles oferecem uma gama de serviços, dentre os quais, o de orientação aos candidatos acerca da escolha de programas e das melhores regiões para intercâmbio, de acordo com o seu perfil.”
A palestra foi transmitida ao vivo na fanpage do IFPI no Facebook, onde ainda está disponível.