Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI promove workshop sobre internacionalização curricular

Notícias

IFPI promove workshop sobre internacionalização curricular

publicado: 05/11/2018 10h04 última modificação: 05/11/2018 10h04
Exibir carrossel de imagens Organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (Dirin), o evento é voltado aos professores e técnicos-administrativos do IFPI e de instituições parceiras

Organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (Dirin), o evento é voltado aos professores e técnicos-administrativos do IFPI e de instituições parceiras

Ocorre durante essa segunda-feira, 5, na Reitoria do Instituto Federal do Piauí (IFPI), o workshop "Internacionalização do Currículo (IdC)". Organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (Dirin), o evento é voltado aos professores e técnicos-administrativos do IFPI e de instituições parceiras.

A abertura foi feita pelo reitor Paulo Henrique Gomes de Lima. O workshop é ministrado pelos instrutores Verônica Barreto (assessora de Relações Internacionais do Instituto Federal do Espírito Santo) e Lukas Murphy (doutor em Educação de Adultos e Liderança pela Universidade da Columbia, nos EUA).

“Esse workshop tem como base o CLIL, abordagem pedagógica que consiste em trabalhar conteúdo e língua juntos, ou seja, propõe o ensino de uma segunda língua e o ensino de conteúdos acadêmicos de forma integrada. Para tanto, faz-se necessária a colaboração entre professores de idiomas e professores de áreas técnicas/acadêmicas”, explica a assessora de Relações Internacionais do IFPI, Rivanda Medeiros.

Ela acrescenta que a abordagem pode também trazer vantagens ou até ser atraente àqueles que não necessariamente atuam em sala de aula, mas que têm habilidades linguísticas e queiram integrá-las a um determinado conteúdo criativamente, como em um minicurso, por exemplo. Para Rivanda, o impacto disso para o IFPI será uma maior abertura à internacionalização, o que ampliará as possibilidades de recepção de estudantes e pesquisadores nas áreas que privilegiarem o uso da abordagem CLIL.