Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI participa do Encontro Nacional de Popularização da Ciência

Notícias

IFPI participa do Encontro Nacional de Popularização da Ciência

publicado: 15/12/2023 13h33 última modificação: 18/12/2023 09h58

As professoras Lucimara Laís Zachow, coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus São Raimundo Nonato e Gabriela Britto da Silva, do mesmo campus,  e Edenise Alves Pereira, diretora-geral do Campus Floriano, participaram, nos dias 12 e 13 de dezembro, do Encontro Nacional de Popularização da Ciência Ennio Candotii, em Brasília-DF.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da Diretoria de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, convidou para o evento os coordenadores de projetos de divulgação científicas (Feiras, Mostras, Olimpíadas Científicas , Museus, Espaços de Divulgação Científica e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia), bem como suas unidades vinculadas, reunindo assim mais de 300 divulgadores científicos de todo o Brasil.

A programação proporcionou a discussão de dados, desafios e resultados relativos à Política de Popularização da Ciência no Brasil. O destaque foi o debate acerca da implementação do Decreto 11.754/2023 – Pop Ciência, que trata da instituição de diversas ações de popularização da ciência, através de chamadas públicas.

Entre outros pesquisadores, também fizeram parte da comitiva representando o Piauí o professor João Xavier da Cruz Neto, diretor presidente da FAPEPI, a professora Carla Veronica Rodarte de Moura, representando a UFPI, e Rizalva dos Santos Cardoso Rabêlo, atuando no MCTI (PoP-PI/ RNP).

Neste ano o evento homenageou o físico Ennio Candotti, pioneiro na divulgação científica, considerado um ícone da ciência brasileira, falecido na última semana.