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IFPI e professores debatem a reformulação dos projetos pedagógicos de cursos

publicado: 04/11/2019 17h58 última modificação: 04/11/2019 18h02
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Os representantes da PROEN apresentaram o histórico e o andamento do processo de reformulação dos PPCs

Ocorreu nesta segunda-feira, 4, na Reitoria do Instituto Federal do Piauí (IFPI), uma reunião entre professores e a Pró-reitoria de Ensino (PROEN). A pauta foi o processo de reformulação dos projetos pedagógicos de cursos.

Participaram do encontro, a diretora de Políticas Pedagógicas, Oridéia Lima, o diretor de Ensino Técnico, Márcio Aurélio Morais, e 26 professores de diversos campi. Os representantes da PROEN apresentaram o histórico e o andamento do processo de reformulação dos PPCs.

Os debates sobre o assunto tiveram início em 2013, juntamente com as discussões sobre a alteração do tempo de integralização dos cursos, de quatro para três anos. A partir de fevereiro de 2017, com a sanção da Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415), as discussões ganharam força e, em maio deste ano, foram formadas 19 comissões para operacionalizar o processo de reformulação.

As comissões contam com professores da base comum e da formação profissional. "Somente da base comum são 106 professores trabalhando na reformulação dos projetos pedagógicos de cursos", disse Márcio Aurélio Morais. Ele explica que a operacionalização do processo vem ocorrendo com a realização de reuniões e videoconferências entre as comissões.

Em outubro, a PROEN foi convidada e participou de uma Assembleia Geral do Sindicato dos Docentes do IFPI (SINDIFPI) com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos professores. "Estamos promovendo um debate democrático, ouvindo todas as instâncias envolvidas e continuamos abertos ao diálogo", finalizou Oridéia Lima.