Notícias
IFPI é pioneiro na migração de serviços para computação em nuvem
Buscando maior eficiência na oferta de serviços digitais e economicidade dos recursos públicos, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) deu início à utilização de ferramentas de computação em nuvem. O pontapé foi dado em outubro, com a migração para a nuvem do Portal do IFPI na internet.
O IFPI foi o primeiro instituto federal a adotar a computação em nuvem, acompanhando o processo de transformação digital em andamento no país. Vista pelo Governo Federal como uma base estratégica, a computação em nuvem traz consigo inúmeras vantagens, como a disponibilidade da informação, flexibilidade do uso e economicidade de recursos.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do IFPI, Eduílson Carneiro, a utilização de ferramentas da computação em nuvem também foi motivada pela necessidade urgente de maior infraestrutura. "Recursos de TI são caros e exigem constante atualização. A portabilidade dos nossos sistemas para a nuvem nos traz novas possibilidades, além da questão econômica. Na nuvem, pagamos apenas pelos serviços que utilizamos e isso ajuda a reduzir os custos operacionais", ressalta.
Eduílson também explica que o processo de migração para a nuvem traz vantagens no que diz respeito aos recursos humanos de TI. Para ele, a computação em nuvem também exigirá maior qualificação das equipes de infraestrutura e de desenvolvimento de sistemas. “Nossos servidores, hoje também ocupados em processos burocráticos, poderão se dedicar a pensar em como usar os recursos da instituição em busca de melhorias e inovações tecnológicas”.
Responsável pela operacionalização da migração do site do IFPI para a nuvem, o analista de tecnologia da informação Nathan Saraiva também acredita que este é um caminho sem volta. “Vamos seguir adiante. Nosso cronograma interno para 2019 prevê a migração dos serviços do SUAP ainda em novembro e do Q-Acadêmico em meados de dezembro. Esperamos uma melhoria na disponibilidade e desempenho dos serviços rodando na nuvem”, finaliza.