Notícias
IFPI e FETAG discutem ações do AgroIFNordeste
O Instituto Federal do Piauí realizou na terça-feira (28),uma reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares – FETAG-PI, sobre o projeto AgroIFNordeste.
Durante a reunião foram discutidos as ações do projeto AgroIFNordeste, cronograma de execução das Feiras da Agricultura Familiar com as/os agricultores que são atendidos pelo projeto, além das contribuições dos diversos parceiros.
De acordo com o professor Francelino Neiva, o projeto desenvolve atividades em três segmentos chaves para o desenvolvimento da Agricultura Familiar: na Assistência Técnica, na Comercialização, e capacitação de Técnicos e Produtores. “As atividades do projeto iniciaram no primeiro trimestre de 2021, e vem contribuindo com a retomada da economia nesse momento de fragilidade que o país está passando por isso, estamos planejando a realização de ações de estímulo a comercialização pela Agricultura Familiar”, disse.
No Piauí, O AgroIFnordeste está sendo desenvolvido em 13 municípios, levando em consideração o potencial de cada cidade e beneficiando mais de 1000 agricultores e agricultoras familiares.
O diretor FETAG-PI, Antônio José, elogiou o projeto e destacou a importância para o auxílio na retomada das atividades econômicas e social além de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar. “Gostaria de parabenizar o IFPI e o projeto AgroIFNordeste, que oportuniza o estímulo a comercialização, com a realização dessas feiras, que além de apresentar o produto é também um momento em que os participantes dos projetos demonstrarão os resultados obtidos”.
Estiveram presentes na reunião o coordenador do AgroIFNordeste o professor Francelino Neiva do campus José de Freitas , a professora Dayse Batista dos Santos e o professor Daniel Medeiros de Albuquerque, ambos do campus Campo Maior, o presidente da FETAG-PI, Antonio José da Rocha Oliveira, a presidente do STTR Campo Maior, Francisca Reis , e mais três delegados sindicais da Federação.