Notícias
IFPI dá início às aulas do programa Mulheres Mil
Nesta semana, os três campi do Instituto Federal do Piauí, em Teresina, deram início às aulas do Programa Mulheres Mil.
Os campi Teresina Central e Teresina Zona Sul estão oferecendo o curso de Microempreendedor Individual (MEI), destinado às mulheres a partir de 16 anos que trabalham como feirante, nos mercados públicos e feiras do município. Já o Campus Dirceu Arcoverde está oferecendo o curso de Horticultor Orgânico, destinado às mulheres que trabalham nas hortas comunitárias de Teresina. Os cursos têm carga horária de 160h, que será cumprida até fevereiro de 2024.
As alunas participaram do momento de ambientação, quando foram orientadas sobre a metodologia do Programa. Nesse momento assistiram a palestras, ministradas pelos professores José Raulino e José Roberto, sobre as propostas dos cursos em que elas estão matriculadas.
O Programa Mulheres Mil tem o objetivo de oferecer formação acadêmica às mulheres que apresentam situação de vulnerabilidade social, com a finalidade delas superarem essa condição, resultando na melhoria da qualidade de vida delas é de suas famílias.
Segundo a coordenadora do Programa no IFPI, Maria Lacerda, os cursos oferecidos, no momento, foram organizados com base nas características das participantes. "A formação recebida, nos cursos, promoverá a melhoria da atividade profissional que elas já executam no dia a dia, como horticultoras ou feirantes", complementou.
O coordenador do Bolsa-Formação, José Marconi Silva, destacou, na aula de abertura, que as alunas receberão uma bolsa, no valor de quatro reais por hora/aula, para o pagamento do transporte utilizado no deslocamento para os campi.