Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI comemora 109 anos de educação profissional no Piauí

Notícias

IFPI comemora 109 anos de educação profissional no Piauí

publicado: 21/09/2018 13h08 última modificação: 21/09/2018 14h52

Com foco na preservação de sua memória e buscando dar visibilidade às trajetórias de quem fez parte da história da instituição, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) comemorou hoje, 21, no Campus Teresina Central, 109 anos de educação profissional no estado. A festa marca o caminho percorrido desde a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, instituições que deram origem à atual Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

Criadas por um decreto em 23 de setembro de 1909, no governo de Nilo Peçanha, as Escolas de Aprendizes Artífices eram destinadas ao ensino profissional primário gratuito e eram mantidas pelo Governo Federal por intermédio do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. 

Acompanhada por alunos, egressos, servidores ativos e aposentados, a comemoração pelo aniversário do IFPI contou com uma vasta programação. As atividades foram iniciadas com a apresentação da Banda de Música do Campus Teresina Central. Ao som do Hino Nacional, o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima, o diretor geral do Campus Teresina Central, Paulo Vilarinho, e a aluna Kaline Lima hastearam as bandeiras do Brasil, do Piauí e do IFPI. 

Em seguida, outro destaque da programação foi a mesa-redonda “Conectando Vidas e Memórias em 109 anos de Instituição”, com a participação do jornalista George Lima, da assistente em administração Márcia Pereira, do professor emérito Antônio Gerardo Rodrigues e do egresso Gladimar Monteiro. 

Também foi realizado o desfile de Moda Infantil “A roupa como segunda pele e as crianças negras na literatura infantil”, organizado pelos alunos do 3º período do curso Tecnológico de Design de Moda, sob a coordenação das professoras Caroline Ferreira, Edna Maria da Silva e Lena Oliveira. Para esse desfile foram desenvolvidas coleções, onde cada look, assim como cada livro, vem narrando histórias de autoestima, representatividade, diversidade, africanidade, pluralidade cultural, dentre outros temas que, em cada coleção, vêm representados por meio das texturas, cores, formas e tecidos. 

A programação foi encerrada com o corte do bolo e a apresentação musical dos professores Adelino Frazão e Carlos Moreira, ambos do Campus Teresina Central.