Notícias
IFPI, ASA e SERVFAZ capacitam monitores do Projeto Jovens Aprendizes
Com o objetivo de aprimorar a atuação no acompanhamento e orientação de jovens aprendizes, os monitores do Projeto de Inclusão Social do IFPI participaram ontem, 27, de uma capacitação promovida em parceria com a Ação Social Arquidiocesana (ASA), a empresa SERVFAZ e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).
O Projeto busca promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho através da aprendizagem profissional, tendo o IFPI como espaço para prática profissional de aprendizes com deficiência psicossocial.
O treinamento abordou temas essenciais para a formação integral dos jovens, incluindo desenvolvimento de competências socioemocionais aplicadas à aprendizagem e estratégias de adaptação desses jovens no mercado de trabalho.
Os participantes assistiram ainda a uma exposição feita pelos representantes das instituições e a duas palestras: "A deficiência psicossocial e a inclusão no mercado de trabalho", ministrada pelo psicólogo Daniel Feitosa, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sudeste, da Fundação Municipal de Saúde de Teresina e a palestra "Transformando Vidas" com a Assistente Social da ASA, Larisse Bandeira. .
No IFPI, a ação é coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e Diretoria de ExtensãoTecnológica e Comunitária (DEXTEC).
“A parceria entre ASA, SERVFAZ e IFPI reforça o compromisso das instituições com a promoção de oportunidades para adolescentes e jovens com deficiência, possibilitando que eles ingressem no mundo do trabalho de maneira qualificada e cidadã”, disse Cléia Oliveira, Diretora de Extensão Tecnológica e Comunitária.