Notícias
Debates, oficinas e exposições marcam Semana da Consciência Negra do IFPI

O evento acontece em rede, desde o início de novembro, contando com atividade de todos os campi com atuação do NEABI
Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) realiza a III Semana da Consciência Negra Integrada com o tema “Educação antirracista: dos marcos legais às vivências”. O evento acontece em rede, desde o início de novembro, contando com atividade de todos os campi com atuação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).As atividades da Semana mobilizam a comunidade estudantil e servidores em busca de fortalecer a política da educação para a diversidade étnico-racial no IFPI, respeito e reconhecimento da população negra/afrodescendente e/ou afrobrasileira e, consequentemente, enfrentamento ao racismo.
“Durante este mês, a comunidade acadêmica está sendo levada a refletir sobre a cultura, identidade afro-brasileira e sobre o racismo que permeia a nossa sociedade, bem como sobre as iniciativas antirracistas, como as leis conquistadas para o enfretamento ao racismo estrutural, e sobre a necessidade de construir no âmbito da escola formas de enfrentamento ao racismo”, destaca a diretora de Extensão Tecnológica e Comunitária do IFPI, Samara Pereira.Dentre os destaques da Semana, está o intercâmbio com a comunidade externa, em que as atividades promovidas nos vários campi contam com a participação de representantes de movimento negro e quilombolas, grupos culturais, lideranças religiosas de matriz africana, egressos beneficiados por políticas de enfrentamento à desigualdade racial, gestores negros e estudiosos de negritude. Outro destaque é a produção realizada pelos estudantes e que podem ser vistas através das mostras, exposições e participação em oficinas de cultura e estética afro-brasileira.
A programação contempla uma diversidade de iniciativas e conta com atividades que incluem apresentações culturais, exposições, mesas redondas, oficinas de beleza e estética negra, mobilização acadêmica, cinema, dentre outras atividades. O evento foi construído coletivamente pelos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPI em parceria com as Pró-reitorias de Extensão e de Ensino e com a Diretoria de Extensão e Articulação Comunitária.
Evento em Piripiri
Na quinta-feira (23), no Campus Piripiri, das 14h às 18h, a Semana contará com um evento integrado para o fortalecimento das pautas do coletivo. A idéia é fomentar diálogos institucionais em torno da pesquisa, do ensino e da extensão voltados para a educação antirracista e respeito às diferenças étnico-raciais articuladas às demandas da comunidade acadêmica e comunidade externa.
O evento será transmitido ao vivo no canal do IFPI no Youtube.
Confira a programação completa.