Notícias
Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia reúne mais de 1.200 participantes

O evento científico é um espaço para debate sobre as problemáticas da Ciência, da Inovação e da Tecnologia no contexto da contemporaneidade
Foi aberto oficialmente, na noite de quarta-feira, 16, no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), o Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia (CONIT). Até sexta-feira, 18, o evento científico será um espaço para debate sobre as problemáticas da Ciência, da Inovação e da Tecnologia no contexto da contemporaneidade.
Os mais de 1.200 participantes inscritos têm no CONIT um local para socializar estudos, pesquisas e propostas nos diferentes ramos do conhecimento, com destaque para programas, projetos e planos que resultem em melhoria da qualidade de vida da população.
Durante a abertura, o reitor Paulo Henrique Gomes de Lima parabenizou os professores pela passagem do Dia do Professor e agradeceu a todos os parceiros, pró-reitores e envolvidos na organização do evento. “Esse evento mostra a grandeza do IFPI e, hoje, todos os campi se sentem representados pelo Teresina Central. Em um cenário atual de crise econômica, fazer um evento dessa magnitude é um desafio, mas temos pessoas obstinadas e compromissadas com a transformação social”.
O reitor firmou, ainda, uma parceria com a Red River College, do Canadá. O gestor destacou a possibilidade de intercâmbio por meio dessa parceria. “O que nos move e o que nos leva a sair dessa condição de crise é a educação, a pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. E isso estamos promovendo e mostrando a partir desse primeiro evento internacional”, ressaltou.
O diretor geral do Campus Teresina Central, Paulo de Tarso Vilarinho Castelo Branco, destacou o trabalho da equipe organizadora nos últimos quatro meses, com envolvimento, colaboração e envolvimentos de alunos, técnicos e professores. “Desejo boas-vindas e que esses três dias sejam de grande proveito e muito sucesso e que esse seja o primeiro de muitos eventos internacionais”.
“Não há fronteiras para o conhecimento e, por isso, devemos internacionalizar a educação. Instituições e governos devem utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas e buscar o equilíbrio social e econômico”, comentou o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Campus Teresina Central, José Rodrigues Alves Filho.
O professor Ray Hoemsen, do Red River College, participou da abertura do CONIT com uma conferência sobre como as universidades canadenses fazem pesquisa aplicada. A noite também contou com a apresentação do grupo Circo Equilibrista e foi encerrada com uma apresentação da banda Top Gun.
A programação de quinta, 17, e de sexta, 18, prossegue com palestras, conferências, oficinas, painel, mesa-redonda e apresentação de trabalhos científicos.