Notícias
Campi do IFPI são capacitados para inclusão de cursos técnicos no programa Jovem Aprendiz
Dando continuidade ao processo de capacitação de servidores para habilitação dos campi na oferta do programa Jovem Aprendiz, a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) do Instituto Federal do Piauí (IFPI) promoveu, em junho, reunião para orientação dos campi quanto ao cadastramento dos cursos no Cadastro Nacional da Aprendizagem Profissional (CNAP). O processo de capacitação dos servidores teve início no final do ano passado.
Na etapa atual, a atividade contou com a participação de representantes dos campi Campo Maior, Dirceu, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Teresina Central, Teresina Zona Sul e Valença. A reunião teve a presença da pró-reitora de Extensão, Divamélia Gomes, e da diretora de Extensão Tecnológica e Comunitária, Samara Pereira, responsável pela orientação junto aos campi.
Na oportunidade, foi apresentada a plataforma (sistema Mais Aprendiz), que é um banco de dados nacional que contém informações sobre a habilitação das entidades qualificadoras, dos programas, dos cursos e dos aprendizes. Também foi realizada uma oficina prática com o passo a passo do processo de cadastramento e apresentadas outras providências que estão sendo adotadas para implantação do Programa no IFPI. “A expectativa é de que o programa Jovem Aprendiz comece a funcionar com os cursos técnicos da instituição a partir do segundo semestre”, destaca Divamélia Gomes.
Sobre o programa
O programa Jovem Aprendiz foi instituído pela Lei da Aprendizagem (Lei n° 10.097, de 19 de dezembro de 2000). Constitui uma política pública de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho voltada aos jovens de 14 a 24 anos e às pessoas com deficiência sem limite de idade. Trata-se de uma política de incentivo ao primeiro emprego que gera oportunidades tanto para os jovens, especialmente no que se refere às possibilidades de formação e inserção no mercado de trabalho, de forma digna e protegida; quanto para as empresas, que têm a possibilidade de contribuir de forma direta com os processos de qualificação profissional de jovens trabalhadores.