Você está aqui: Página Inicial > Valença do Piauí > Notícias > Pesquisa de professor do IFPI é premiada como melhor tese de 2020

Notícias

Pesquisa de professor do IFPI é premiada como melhor tese de 2020

publicado: 11/12/2020 18h13 última modificação: 14/12/2020 10h52

O professor da área de Agropecuária/Zootecnia do campus Valença, Wanderson Fiares de Carvalho,  estudou em sua tese pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Federal do Piauí o efeito da suplementação alimentar em ovelhas na caatinga. A tese foi premiada pela Sociedade Nordestina de Produção Animal como a melhor tese do ano de 2020.

De acordo com o professor, a pesquisa trata mostra o impacto que as variações sazonais na produção de ovinos na Caatinga tendo por base o consumo de pasto nativo da região. “O mérito de nossa Tese está no preenchimento de uma lacuna de conhecimento sobre esta temática”, afirma.

A composição botânica do pasto na caatinga varia ao longo do ano, causando impacto na oferta de nutrientes, tendo uma melhor dieta selecionada no período chuvoso do ano, devido principalmente à maior presença de vegetação com maior valor nutritivo.

O professor Wanderson destaca que a partir da identificação do pasto nativo com maior concentração nutritiva para os ovinos na estação chuvosa e na seca, é possível garantir uma suplementação com maior oferta de nutrientes para atendimento à elevada exigência nutricional das ovelhas em produção desde que haja o monitoramento da capacidade seletiva da forragem e seus nutrientes pelos animais, o que pode ser realizado com eficiência pela adoção da técnica da microhistologia fecal. “Potencializamos o aproveitamento da forragem de melhor qualidade disponível no pasto natural da Caatinga, com melhoria no estado nutricional das fêmeas, na eficiência reprodutiva e, principalmente, na taxa de natalidade”, afirmou.

A pesquisa também ressalta que os resultados obtidos na melhoria nutricional dos animais é importante, principalmente, para o período seco do ano, quando o gasto energético com deslocamento, estimado a partir de informações obtidas com a tecnologia GPS (Global Positioning System), indicou que a distância percorrida a procura de forragem é um importante componente das exigências de nutrientes pelas ovelhas, indicando a necessidade de suplementação nesse período do ano.