Notícias
Professor de Valença publica artigo sobre biodiversidade vegetal
Genilson Silva, professor do Campus Valença, publicou, na revista científica Phytotaxa, um artigo desenvolvido no grupo de pesquisa Flora e Funga, sobre biodiversidade vegetal brasileira.
O grupo integra o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e suas ações evidenciam que a flora brasileira é uma das mais ricas e diversas do mundo, abrigando espécies de grande importância ecológica, medicinal e ornamental. “No entanto, para que possamos compreender plenamente essa biodiversidade e utilizá-la de forma sustentável, é fundamental estabelecer com precisão a identidade das espécies. Foi com esse objetivo que realizamos um estudo sobre o gênero Calea, pertencente à família Asteraceae, um grupo de plantas amplamente distribuído no Brasil, muitas vezes utilizado na medicina popular e no paisagismo”, disse o professor.
O estudo, realizado durante pesquisa de doutorado de Genilson, na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, e do pesquisador Vinícius Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, permitiu a identificação precisa de oito espécies do gênero Calea. Durante esse trabalho, quatro nomes anteriormente atribuídos a espécies diferentes foram considerados sinônimos, e foram realizadas correções na coleta de espécimes-tipo, incluindo informações sobre coletores, datas e localidade de coleta.
“No estudo da biodiversidade, o correto reconhecimento das espécies é essencial para a conservação e para aplicações científicas e econômicas. Espécies erroneamente identificadas podem levar a equívocos na formulação de políticas de conservação, no uso de plantas medicinais e até mesmo na descoberta de novas substâncias bioativas. A sinonimização de nomes garante que diferentes cientistas e instituições estejam se referindo à mesma entidade biológica, evitando redundâncias e erros taxonômicos. Nosso estudo contribui diretamente para o conhecimento da flora brasileira, auxiliando tanto a comunidade científica quanto a sociedade na compreensão da importância da biodiversidade e seu uso racional”, explicou.
Confira a pesquisa (texto em inglês)