Notícias
Professor de Valença integra equipe que descobriu subgênero botânico
O professor Genílson A. Reis-Silva, do Campus Valença, integra equipe internacional de pesquisadores que colaborou na descoberta de um novo subgênero, no âmbito do gênero Calea, pertencente à família Asteraceae. A pesquisa realizou investigação detalhada das características genéticas e morfológicas de oito espécies presentes no Bioma Cerrado.
O achado científico foi apresentado na publicação intitulada "Synopsis of Calea subgen. Teucriifoliae (Asteraceae: Neurolaeneae), a new subgenus endemic to the Cerrado", e destaca-se não apenas pela sua contribuição para a compreensão da diversidade botânica, mas também pela integração de profissionais de diferentes instituições de pesquisa.
“A descoberta desse novo subgênero não apenas amplia nosso entendimento da biodiversidade do Bioma Cerrado, mas também abre novas perspectivas para pesquisas futuras, especialmente no campo da medicina, dadas as potenciais propriedades medicinais das espécies estudadas, disse Genílson, que destacou também o compromisso do IFPI com a excelência acadêmica, e a importância da colaboração entre instituições de ensino e pesquisa para avanços significativos no conhecimento científico.
A pesquisa contou ainda com a expertise de pesquisadores da Embrapa Clima Temperado no Rio Grande do Sul, da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal de Uberlândia e do National Museum of Natural History, da Smithsonian Institution, em Washington. Essa cooperação internacional reforça a relevância global do estudo e destaca a proeminência das instituições envolvidas no cenário científico internacional.