Você está aqui: Página Inicial > Valença do Piauí > Notícias > Campus Valença recebe doação de trator

Notícias

Campus Valença recebe doação de trator

publicado: 11/02/2025 11h56 última modificação: 11/02/2025 15h28

O Campus Valença do Instituto Federal do Piauí recebeu a doação de um trator acompanhado de carreta e grade aradora através de parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). Foi investido, quase, 1,8 milhão de reais, oriundo de emendas parlamentares do deputado estadual Francisco Limma. Ao todo, mais de 2,4 mil famílias de dez territórios de desenvolvimento serão beneficiadas com os equipamentos. 

O equipamento será utilizado nas aulas práticas dos cursos técnicos e de graduação do campus como também nos projetos de extensão e de pesquisa junto à comunidade. O reitor da instituição, Paulo Borges, citou que o equipamento também beneficiará agricultores familiares da região. “Esse equipamento vai servir não só para pesquisa e extensão, mas, sobretudo, para assistência técnica na área da agricultura, para o pequeno agricultor, incluindo também os alunos do Programa Juventude Rural, outra parceria entre a SAF e o IFPI”, falou.

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destacou como essa entrega beneficiará os agricultores familiares do estado permitindo uma melhoria na produção de alimentos no campo.

“Mecanizar a agricultura familiar é fundamental para que a gente possa ter maior produção, ter uma agricultura familiar muito mais inserida no mercado. Por isso, a gente precisa trabalhar com equipamentos adaptados à agricultura familiar para que seu custo de manutenção seja menor e o impacto no processo produtivo maior e aumente a produtividade desses agricultores”, explicou a gestora.

O Programa de Valorização da Agricultura Familiar tem como objetivo a dinamização e modernização do trabalho no campo, por meio de investimento em organização e tecnologia, com foco na elevação das oportunidades de trabalho e renda, como também na emancipação econômica das famílias de agricultoras e agricultores familiares do estado.