Você está aqui: Página Inicial > Valença do Piauí > Notícias > Campus Valença e UFPI pesquisam variáveis em sistemas integrados

Notícias

Campus Valença e UFPI pesquisam variáveis em sistemas integrados

publicado: 24/04/2023 14h00 última modificação: 24/04/2023 14h00

Na quarta-feira, 19 de abril, foram realizadas no Campus Valença do Piauí, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), avaliações com culturas forrageiras manejadas em sistemas integrados de produção de forragens.

A atividade contou com a presença do Coordenador do projeto, professor Marcos Neves; de alunos da Especialização em Ciências Agrárias no Semiárido, Ennus, Aline e Maricléia;além do técnico em Agropecuária Darlei e outros profissionais das ciências agrárias e produtores. 

Os profissionais envolvidos mensuraram características estruturais, como altura das plantas e densidade populacional de perfilhos, estimaram a produtividade e produziram silagem de milheto. Além das variáveis mencionadas, a pesquisa engloba ainda avaliações das culturas, palma forrageira e gliricídia, em monocultivo e consorciadas com milheto sob diferentes combinações de adubações orgânicas e mineral.

O estudo, conduzido em parceria entre o Campus Valença do Piauí e UFPI, envolve um aluno de doutorado sob orientação do professor Ricardo Loiola da UFPI e coorientação do professor Marcos Neves, que também é orientador de três alunos de Especialização envolvidos diretamente na pesquisa. Com o estudo objetiva-se recomendar sistemas de produção de forragens para o produtor, a partir de 18 sistemas testados, que apresentem alta produção de biomassa de forragem com qualidade, minimizando o uso de concentrados nas dietas dos ruminantes, trazendo sustentabilidade e viabilidade da atividade. 

Segundo o coordenador da pesquisa, professor Marcos Neves do  Campus Valença do Piauí, o trabalho foi pensado e está sendo conduzido numa visão integrada tanto da ordem de cultivo em campo, com três plantas forrageiras adaptadas às condições semiáridas e manejadas em sistemas consorciados, como também no escopo da geração de conhecimento e difusão de tecnologias, com o objetivo de atender o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. O Ensino presente com o envolvimento direto dos alunos do curso Técnico em Agropecuária e áreas afins em atividades práticas de diferentes disciplinas. A pesquisa contou com a participação de alunos de Especialização em Ciências Agrárias no Semiárido, doutorado (instituição parceira) e alunos voluntários dos cursos técnicos. A Extensão através da difusão do conhecimento e tecnologias geradas no estudo aos produtores por meio de "Dias de Campo" no IFPI Campus Valença do Piauí.

Os resultados obtidos servirão como base para recomendar novos sistemas e aperfeiçoar os sistemas de produção de forragens já existentes no Vale do Sambito e no Semiárido brasileiro .

“O Campus Valença do Piauí tem como objetivo formar profissionais capacitados e preparados para atuar no mercado de produção agropecuária. A realização de pesquisas como esta é fundamental para definir opções de sistemas de produção de forragens para os produtores e capacitar profissionais em nível técnico e de pós-graduação na referida área do conhecimento”, finalizou o coordenador.