Notícias
Professores de Uruçuí desenvolvem projeto de preservação histórica usando QR code
Os professores Thiago Abreu de Moura e João Paulo Peixoto Costa, do Campus Uruçuí, criaram o projeto “Preservação Histórica da Cidade de Uruçuí Utilizando QR Code”, com o objetivo de coletar informações dos principais pontos históricos da cidade e disponibilizar esses dados por meio de QR Code que, instalados nos ponto estudados, facilitam ao público o acesso a informações sobre a história da cidade.
O projeto pretende colaborar com a preservação do patrimônio histórico de Uruçuí por meio da pesquisa sobre o acervo urbanístico da cidade e sobre a história de pessoas que nela atuaram, disponibilizando essas informações de forma digital utilizando o QR Code como meio de facilitar o acesso para moradores da região e seus visitantes.
“Para acessar as informações basta que se tenha instalado no celular o aplicativo QR Code e ter acesso à internet. No momento em se que fizer a leitura do código, o mesmo direcionará para o site do Arquivo Histórico On-line da Região de Uruçuí (AHORU: www.ifpi.edu.br/urucui/ahoru), onde encontrará uma página com dados sobre o ponto histórico visitado”, explicou o professor Thiago Abreu.
O projeto contou com a participação dos discentes Iramar Farias de Melo Filho (2º ano em agropecuária), Maria Izabella Soares Arquino e Nivia Aparecida Lima de Almeida (técnicas em agroindústria) e a consultoria do professor uruçuiense Anchieta Santana.