Notícias
Divulgada lista de aprovados em 3ª chamada para o curso técnico em Defesa Civil
O Instituto Federal Catarinense (Campus Camboriú), coordenador nacional do curso, divulgou a terceira chamada para o Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Defesa Civil (EaD). Os candidatos aprovados para o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) devem enviar os documentos de matrícula no período de 17 a 21 de outubro.
Confira a lista da terceira chamada:
Edital 56 – comunidade em geral: https://bit.ly/defesachamada
Edital 57 – servidores da Defesa Civil: https://bit.ly/listaedital57
Expansão nacional
A ampliação do curso foi viabilizada por meio de parceria entre o IFC e os Ministérios da Educação (SETEC/MEC), da Integração e do Desenvolvimento Regional (SEDEC/MIDR) e da Justiça e Segurança Pública (FDD/MJSP). Segundo a coordenadora nacional, Cleonice Beppler, a iniciativa visa profissionalizar as Defesas Civis em todas as esferas (municipal, estadual e distrital) e ampliar o acesso a uma formação técnica gratuita com certificação federal.
Sobre o curso
Com duração de 1,5 anos, o curso prepara profissionais para atuar na gestão de riscos e desastres, cobrindo todas as fases do ciclo da proteção e defesa civil: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. A modalidade é EaD, com 80% das aulas a distância e 20% presenciais, realizadas a cada dois meses nos campi escolhidos pelos alunos. As aulas começam em 22 de outubro de 2025.