Notícias
Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Uruçuí atrai centenas de visitantes
O Campus Uruçuí do Instituto Federal do Piauí realizou, na terça, 12 de novembro, a Feira de Ciência e Tecnologia, como parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Com o tema "Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais", o evento aconteceu na praça Santo Antônio, bairro Aeroporto, e reuniu mais de 800 visitantes, incluindo estudantes de escolas da região.
Idealizada para reforçar o diálogo entre o IFPI e a comunidade, a Feira de Ciências teve como principal objetivo promover a popularização da ciência em Uruçuí. Durante o evento, professores, técnicos e alunos do campus apresentaram projetos inovadores em diversas áreas, como Administração, Agroindústria, Agropecuária, Agronomia e Ciências Biológicas.
Além das iniciativas do campus, a feira contou com a participação de um projeto especial da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) na área de Agronomia e um projeto de destaque desenvolvido por uma escola de educação básica local.
Na abertura, o coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus Uruçuí, Márcio Nannini da Silva Florêncio, destacou a importância da SNCT e do tema escolhido para 2024, ressaltando a necessidade de preservar a biodiversidade brasileira, com foco no Cerrado Piauiense. Ele também reconheceu e agradeceu a dedicação de todos os participantes, patrocinadores e parceiros, como a UESPI.
A Feira de Ciências contou com cerca de 140 participantes entre alunos, técnicos e professores que apresentaram seus projetos de ciência. Os melhores trabalhos de cada categoria foram premiados com troféus e medalhas, como forma de reconhecer o esforço e a excelência dos projetos apresentados. O evento foi financiado pela Chamada CNPq/MCTI Nº 08/2024 e pelo edital 18/2024 IF PIAUÍ FAZ CIÊNCIAS - 2024.
De acordo com os organizadores, o sucesso da Feira de Ciências reafirma o compromisso do Campus Uruçuí com a promoção de uma educação de excelência, o incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico e a valorização da biodiversidade local.