Notícias
Evento em Uruçuí vai discutir atuação e heterogeneidade dos povos indígenas
De 28 a 30 de abril, de forma on-line, o Campus Uruçuí do Instituto Federal do Piauí (IFPI) vai promover a III Semana dos Povos Indígenas: Feminismos Indígenas. O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) em parceria com o Grupo de Pesquisas em Ciências Humanas e Linguagens no Cerrado (GPCHLC) do Campus Uruçuí.
O objetivo do evento é abordar, junto às comunidades acadêmica e externa, a atuação e a heterogeneidade dos povos indígenas no Brasil, com foco especial nos feminismos indígenas. A programação contará com três mesas-redondas: Protagonismo das mulheres indígenas em Uruçuí (dia 28, das 19h às 22h); Saberes, cultura e resistência nos feminismos indígenas (dia 29, das 19h às 22h); e Mulheres indígenas e a escrita da História do Brasil (dia 30, das 19h às 22h).
“É prioritário destacar o protagonismo das mulheres indígenas em sua diversidade de condições e perspectivas, buscando aproximar a comunidade escolar de Uruçuí de sua história e luta contemporânea no Brasil, além de estreitar o diálogo dos educandos do Ensino Médio com uma militância em prol de uma sociedade democrática, igualitária e multicultural”, finaliza o professor João Paulo Peixoto Costa.
A inscrição para o evento deve ser feita no endereço eletrônico https://forms.gle/eBziJbGpJDhpeGkg8. Para certificação, acesse o site do evento.
Confira os debates, acessando:
Mesa 01 - Protagonismo das mulheres indígenas em Uruçuí
Mesa 02 - Saberes, cultura e resistência nos feminismos indígenas
Mesa 03 - Mulheres indígenas e a escrita da História do Brasil