Você está aqui: Página Inicial > Uruçuí > Notícias > Egressa e professores do IFPI publicam artigo em periódico

Notícias

Egressa e professores do IFPI publicam artigo em periódico

publicado: 14/04/2021 14h34 última modificação: 14/04/2021 14h34

A egressa do curso de especialização em Ensino do Campus Uruçuí, Géssica de Oliveira Leite, publicou artigo resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso no periódico Research, Society and Development, classificado como B2 na área de Ensino (quadriênio 2013-2016) e A3 no Novo Qualis CAPES (quadriênio 2017-2020). Além disso, uma versão preliminar do trabalho foi apresentada no XXII Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA 2020), onde foi indicado ao prêmio de melhor artigo na área de Educação e Sustentabilidade.

O artigo intitulado “Os hábitos de consumo sustentável e a consciência ambiental influenciam a intenção de compra de produtos ecológicos? Um estudo com professores de instituições públicas piauienses”  foi orientado pela professora Laís Vieira Castro Oliveira (IFPI-Campus Cocal) e contou com contribuições dos Professores Clayton Robson Moreira da Silva (IFPI-Campus Pedro II) e Raimundo Eduardo Silveira Fontenele (UFC). “Essa publicação é muito importante, pois materializa os esforços dos autores no desenvolvimento do estudo, em especial da aluna Géssica Leite, que sempre demonstrou muito entusiasmo e comprometimento com a pesquisa científica, desde o início da elaboração do trabalho”, ponderam os professores.

O artigo investiga a influência dos hábitos de consumo sustentável e da consciência ambiental na intenção de compra de produtos ecológicos. Para tanto, os autores realizaram uma pesquisa com 299 professores que atuam em instituições públicas no cerrado piauiense. “A pesquisa contribui para o campo do desenvolvimento sustentável à medida em que fomenta a discussão sobre atitudes e comportamentos sustentáveis de professores,  profissionais-chave no processo de desenvolvimento de práticas de educação ambiental nos espaços escolares, contribuindo para a  formação crítica e social de estudantes, com foco na sustentabilidade”, destaca a pesquisadora.

 

Confira o artigo.

 Indicação do artigo ao prêmio no XXII ENGEMA.