Você está aqui: Página Inicial > Uruçuí > Notícias > Campus Uruçuí discute violência contra mulher

Notícias

Campus Uruçuí discute violência contra mulher

publicado: 26/03/2018 11h46 última modificação: 26/03/2018 15h35

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Campus Uruçuí do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizou atividades comemorativas com o mote “A violência não é doce”. Essa frase - de autoria da assistente social do Campus Uruçuí, Lívia Tâmara - foi o mote para as atividades, que foram realizadas em duas etapas: nos dias 8 e 20 de março.

Na primeira etapa foi organizado um espaço temático, no hall do Campus, para distribuição de material informativo sobre saúde da mulher, exibição de vídeos e exposição fotográfica de mulheres representativas na luta por direitos das mulheres. Durante o horário das refeições, houve a distribuição de bombons que traziam a frase “A violência não é doce” e o número do disque-denúncia (180).

Já a segunda etapa das comemorações, no dia 20, foi marcada por uma roda de conversa que reuniu estudantes e servidores da instituição. Essa ação foi mediada pelas professoras Raquel dos Anjos e Glaucimara Vieira juntamente com a assistente social do Centro de Referência Especializada de Assistência Social de Uruçuí, Ikássia Brisa.

Durante o diálogo, foram apresentados e discutidos os dados de violência contra a mulher. Os dados estão no relatório socioeconômico fornecido pelo Governo Federal em 2015. Também foram pauta da roda de conversa, a conquista de direitos das mulheres, a invisibilidade feminina na História e em espaços de poder. Além disso, os participantes receberam orientações sobre as medidas a serem tomadas em casos de violência contra a mulher.

Todas essas atividades foram realizadas com o apoio de diversos setores do Campus como a Coordenação Pedagógica, a Coordenação de Disciplina, o Departamento de Saúde, a Coordenação de Logística e a Coordenação de Tecnologia da Informação.