Notícias
IFPI participa do Ciência na Praça
Na última quinta-feira, 24, a Praça Rio Branco e a Rua Climatizada, receberam atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Piauí, com o evento “Ciência na Praça”.
Coordenado pela professora Carla Verônica Rodarte de Moura, do Departamento de Química da UFPI, o evento teve o objetivo de expor à comunidade os trabalhos científicos das Instituições que fazem Ciência e Tecnologia no Piauí. Estiveram presentes a UFPI (organizadora), UESPI, IFPI, Embrapa, Fapepi e outras.
A SNCT busca divulgar e discutir temas relacionados à sustentabilidade e à biodiversidade brasileira, e este ano tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”. Também procura trazer a ciência que ocorre dentro das academias para o cotidiano das pessoas. A feira ofereceu exposições de pesquisas, experimentos, palestras, dinâmicas e atividades de observação científica.
Na programação, houve apresentação de três projetos de pesquisa produzidos por alunos do Campus Teresina Zona Sul, o primeiro do curso de Gastronomia, o segundo na área de Design de Moda e o último trabalho do curso técnico de Estradas. Para a coordenadora de pesquisa do Teresina Zona Sul, professora Clautina Ribeiro de Moraes da Costa, a atividade aproximou o campus da comunidade, compartilhando conhecimento científico e tecnológico e favorecendo a troca de experiências entre os diversos públicos presentes.
O Ciência na Praça busca criar uma linguagem acessível à comunidade acadêmica, e mobilizar esta, em torno da importância da Ciência e Tecnologia na vida de todos, uma vez que é uma ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social, de estímulo à curiosidade científica, e melhoria da qualidade de vida. “Para tanto é de caráter essencial do IFPI promover eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência, além de estimular o compartilhamento de experiências e a geração de conteúdos e produtos”, afirma a professora Clautina Ribeiro.
De acordo com o diretor de Pesquisa e Inovação da reitoria, professor Ricardo Basílio, em eventos esse de popularização da ciência, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula e nos laboratórios, consolidando assim o processo de ensino e aprendizagem e a qualidade dos docentes e dos cursos ofertados pelo IFPI.