Notícias
Pesquisadores criam banco de dados online para auxiliar no transplante de órgãos

Jhonatan Matheus e Ricardo Ramos, pesquisadores que desenvolveram o banco de dados online
O professor Ricardo Ramos e o estudante Jhonatan Matheus, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), criaram um banco de dados online que permite auxiliar o processo de transplante de órgãos sólidos. O trabalho foi desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
O banco de dados é parte da pesquisa de doutorado da aluna Deylane Teles, desenvolvida no Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) – da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob a orientação do professor Adalberto Socorro.
Chamado de pHLA3D, o banco de dados online está disponível no endereço eletrônico http://www.phla3d.com.br. O banco conta com 106 modelos de proteínas HLA Classe I, proteínas envolvidas diretamente no processo de transplante de órgãos.
“O pHLA3D contém informações das estruturas tridimensionais (3D) dos modelos de HLA Classe I, permitindo que a comunidade de imunologistas e imunogeneticistas tome decisões com o objetivo de diminuir o risco de rejeição no processo de transplante de órgãos, salvando milhares de vidas no mundo”, explica o professor Ricardo Ramos.
Os modelos disponibilizados foram criados por meio da Bioinformática Estrutural, área na qual Ricardo Ramos tem doutorado. O pesquisador explica que essa área emprega ferramentas computacionais, de um ponto de vista tridimensional, no estudo de problemas e questões biológicas, abrangendo também as aplicações relacionadas à saúde humana. A determinação da estrutura 3D de uma dada proteína representa etapa fundamental para o entendimento de sua função e de seu mecanismo de ação", conta. Na criação do pHLA3D, foram utilizadas as ferramentas Modeller (modelagem comparativa ou por homologia), o servidor GalaxyRefine, Swiss-PDB Viewer e o servidor Dali.
O estudo foi publicado na revista “Human Immunology”, especializada na área, com o título “pHLA3D: An online database of predicted three-dimensional structures of HLA molecules” e DOI. O processo de registro de software já está em andamento pelo Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NINTEC) da UFPI.
O estudo para desenvolvimento do pHLA3D é uma parceria do Laboratório de Pesquisa em Sistemas de Informação (LaPeSI) do IFPI com o Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular (LIB) da UFPI e do Grupo de Pesquisa em Química Quântica Computacional e Planejamento de Fármacos (GPQQC&PF) da UESPI.
Equipe do projeto
LaPeSI/IFPI: Ricardo Martins Ramos (coordenador do laboratório) e Jhonatan Matheus Sousa Costa (https://sites.ifpi.edu.br/lapesi)
LIB/UFPI: Deylane Menezes Teles e Oliveira, Rafael Melo Santos de Serpa Brandão, Luiz Claudio Demes da Mata Sousa, Semiramis Jamil Hadad do Monte (coordenadora do laboratório), Mário Sérgio Coelho Marroquim, Antonio Vanildo de Sousa Lima, Antonio Gilberto Borges Coelho e Adalberto Socorro da Silva
GPQQC&PF/UESPI: Francisco das Chagas Alves Lima (coordenador do laboratório)