Notícias
Parceria do IFPI com LG beneficia formação de alunos e servidores
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí firmou em 2025 parceria com a LG, conglomerado sul-coreano atuante no setor de eletrônicos. Em janeiro deste ano a empresa forneceu ao campus equipamentos de refrigeração, que irão favorecer aos estudantes acesso a materiais considerados de última geração, substituindo os convencionais.
Numericamente foram oito evaporadoras, cinco condensadoras e um LGMV mobile - dispositivo wireless de leitura de dados de sistemas de refrigeração, material que está sendo utilizado nos Laboratórios de Refrigeração e Climatização do Teresina Central.
A colaboração entre as empresas também favoreceu a ida dos servidores Francisco Rafael Costa e Janiel Silva a São Paulo para cursos de capacitação, além de formação da primeira turma de alunos em parceria com a LG.
Reconhecimento
Segundo o professor Francisco Rafael, os esforços de mediação desta parceria também se devem à atuação do ex-aluno do campus, Fernando Arthur Berto, egresso do Curso Técnico em Refrigeração e Climatização. “Atualmente ele é uma referência na área, operando como instalador credenciado LG na linha comercial leve e Fluxo de Refrigerante Variável (FRV)”.
Para integrar o Programa VIP da LG, Fernando passou por treinamentos e suporte técnico em São Paulo. “Esta formação abriu a minha mente de maneira profissional em relação ao mercado e à tecnologia”.
Ele recorda que durante o período de 2022 a 2024 em que estudou no IFPI sempre deixou transparecer a vontade de ajudar a instituição a adquirir equipamentos mais tecnológicos, que beneficiassem o nível do curso. Para isso, levou representantes da LG ao campus, que aderiram à ideia na intenção de formar novos profissionais para a região na área de refrigeração e climatização.
“Trata-se de uma área complexa, que envolve conhecimentos de Física, Química e Matemática, favorecendo a base de compreensão do ciclo de compressão a vapor, que é o ar-condicionado”, explica Fernando. Ele acrescenta que os cursos técnicos ajudam a compreender o funcionamento desses sistemas. “No IFPI adquiri uma base de conhecimento teórico e prático que hoje faz a diferença na hora do trabalho.”