Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Cuidado com a saúde mental é tema do Projeto Repensar no Teresina Central

Notícias

Cuidado com a saúde mental é tema do Projeto Repensar no Teresina Central

publicado: 21/10/2025 10h32 última modificação: 21/10/2025 10h32

No último dia 16 de outubro, o auditório Maestrina Cloris de Oliveira do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) recebeu a comunidade acadêmica para mais uma edição do Projeto Repensar, que em 2025 traz a temática “Escutar para cuidar: Saúde Mental como compromisso coletivo”.

O evento teve início com uma apresentação musical do professor Francisco Adelino Frazão, que emocionou o público e preparou o ambiente para uma tarde de aprendizado e reflexão. Em seguida, aconteceram duas palestras que abordaram aspectos essenciais do cuidado com a saúde mental. A primeira, intitulada “Saúde Mental e Bem-Estar: Aprendendo a lidar com a ansiedade e depressão”, foi ministrada pelo psicólogo Anderson Lima, que destacou estratégias práticas para o enfrentamento de questões emocionais no cotidiano.

Na sequência, o psicólogo Adriano Mesquita apresentou a palestra “Saúde Mental no Ambiente Educacional: Desafios, consequências e estratégias de cuidado”, promovendo um debate sobre o papel das instituições de ensino na promoção da saúde mental.

O evento proporcionou aos participantes receber informações sobre os fatores associados ao comportamento e à ideação suicida. Dados apresentados pelos psicólogos, mostraram que as condições de saúde mental são responsáveis por 16% de carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. Abordaram ainda fatores como pressão acadêmica, bullying e cyberbullying, violência psicológica e física amplificada pelas redes sociais, dificuldade de aprendizagem e uso excessivo de tecnologias digitais.  

Segundo a coordenadora de Extensão Tecnológica, Wanessa Mascarenhas, o Projeto Repensar 2025 reafirmou seu compromisso em fomentar espaços de diálogo e acolhimento, reforçando a importância do cuidado coletivo e da escuta ativa no ambiente escolar. “Foi uma tarde enriquecedora, marcada pela participação de alunos e professores, que demonstraram grande interesse e envolvimento com o tema”.