Você está aqui: Página Inicial > Teresina Central > Notícias > Ingressantes conhecem setores do Teresina Central em acolhimento virtual

Notícias

Ingressantes conhecem setores do Teresina Central em acolhimento virtual

publicado: 19/03/2021 14h20 última modificação: 19/03/2021 14h20

Na quarta-feira, 17 de março, o Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) promoveu a ambientação aos alunos ingressantes dos cursos técnicos, nas modalidades Integrada, Concomitante/Subsequente, aprovados no Exame Classificatório 2021.1.

Conduzida pelos diretores Paulo de Tarso Vilarinho (Geral) e Robson Silva (Ensino), a atividade - desenvolvida remotamente - teve por objetivo receber os discentes e apresentar a todos os serviços disponibilizados pela instituição, por meio dos setores relacionados às ações de Psicologia, Controle Acadêmico, Serviço Social, Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), Biblioteca e Departamento de Saúde.

“Neste primeiro momento, as aulas serão on-line mas, em breve, estaremos presencialmente no campus, onde poderão usufruir de tudo o que mostraremos para vocês hoje”, destacou o diretor Paulo de Tarso, ao dar as boas-vindas. Segundo o professor Robson Silva, a intenção é mostrar um pouco da instituição, apresentando os serviços oferecidos e as formas de contato com os setores para que possam ser atendidos da melhor forma possível.

“Atualmente fazemos aconselhamentos e orientações no intuito de auxiliar na adaptação das atividades remotas”, disse o psicólogo Adriano Silva, lembrando aos alunos a importância de desenvolverem rotinas para o planejamento dos estudos diários, de modo a não ficarem perdidos e sobrecarregados.

O aluno veterano e representante de turma do curso de Logística, Victor Emanuel de Moraes, alertou os futuros colegas sobre este momento atípico vivido no mundo e que os estudos serão uma oportunidade de lidar com todas as dificuldades e aprender a conviver com elas. “Encontraremos pessoas diferentes de nós, mas a gente se agrega e se ajuda”. Na opinião da vice-líder de turma, Isabela Sousa, os estudantes terão muitas oportunidades, pois o campus abre portas.  

Coube à representante do Controle Acadêmico, Nayra Marques, explicar que este setor registra toda a vida acadêmica dos alunos, desde o acompanhamento das notas até a expedição de diplomas e que os serviços estão sendo solicitados através de encaminhamento de e-mail e de forma on-line, via Q-Acadêmico.

A pedagoga Maria Lacerda apresentou o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). “O Campus Teresina Central dispõe de servidores desempenhando suas atividades, visando promover a inclusão escolar de alunos com deficiência”.

Outro ponto divulgado na reunião foram as ações do Serviço Social. Na ocasião, a assistente social Samara Pereira detalhou sobre as atividades socioeducativas, orientações e encaminhamentos, público-alvo das Políticas de Assistência Estudantil, Auxílios Temporário e Conectividade, Benefício Eventual e Projeto Alunos Conectados. “Fiquem atentos às informações e adquiram o hábito de olhar o site do IFPI para acessar os editais”.

Já a Biblioteca foi apresentada pela bibliotecária Sindya Melo. Com os serviços sendo ofertados de forma remota, ela apresentou o setor por meio do site do IFPI, que reúne todas as informações das bibliotecas da rede do instituto. “Familiarizem-se com esta ferramenta e façam treinamentos on-line para conhecer todas as normas e serviços”.   

A auxiliar de enfermagem, Maura Ivone Silva, especificou as competências do Departamento de Saúde, que oferece assistência nas áreas de enfermagem, médica, odontológica, psicológica, fisioterapia e nutrição.

Ainda durante a reunião foi exibido o vídeo institucional, que ressalta a história e estrutura do Campus Teresina Central. “Nossa intenção foi motivá-los a logo estarem conosco de forma presencial”, comentou o professor Robson Silva, acrescentando que anteriormente foram realizados contatos dos ingressantes com os departamentos e, no momento, estão sendo criados grupos de WhatsApp para que os discentes tenham um contato mais próximo com as coordenações. “Reforçamos que todas as informações que nos chegam por e-mail são repassadas aos setores responsáveis, na intenção de suprir as dúvidas enviadas pelos estudantes do campus”, concluiu.