Notícias
IFPI realiza I Seminário de Fronteiras Agrícolas do Cerrado e aula inaugural de mestrado
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), em parceria com o Mestrado Profissional em Análise e Planejamento Espacial (MAPEPROF), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), realiza, entre os dias 24 e 26 de março, o I Seminário de Fronteiras Agrícolas do Cerrado.
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira, 24, no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, paralelamente à aula inaugural do MAPEPROF, mestrado que atende às demandas de formação continuada de profissionais que lidam com dados espaciais.
De acordo com os organizadores, o Seminário representa uma oportunidade de aprofundamento das reflexões, debates e análises sobre os processos sociais, econômicos, culturais e ambientais nas regiões produtoras de grãos dominadas pelo agronegócio, especialmente nos cerrados piauienses.
Na oportunidade, o reitor do IFPI, professor Paulo Borges, foi representado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-gradução e Inovação, José Luís Silva, que deu as boas-vindas aos alunos, destacando o aumento do número de vagas no Mestrado e a importância dos produtos desenvolvidos nas pesquisas para benefício da sociedade.
“Agradecemos à Reitoria pelo apoio, que tem proporcionado resultados positivos, com um corpo docente qualificado”, complementou o diretor de Ensino, professor Franciéric Alves, em nome do diretor geral do campus, professor Paulo Vilarinho.
“Buscamos trazer novos olhares e estudos mais aprofundados sobre territórios”, pontuou o diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Teresina Central, professor Renato Sérgio Costa. Para o coordenador do Mestrado, professor Reurysson Morais, o MAPEPROF tem contribuído para a formação profissional em nível de pós-graduação no Piauí.
I SEFRAC
Durante a programação do Seminário, serão realizadas mesas-redondas, oficinas e palestras, promovendo debate e troca de conhecimentos. Segundo o professor Antônio Joaquim da Silva, o Seminário tem ainda como público-alvo alunos do Ensino Médio Integrado, pois as pautas discutidas envolvem questões que são destaques no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alunos de Gestão Ambiental e Geoprocessamento.
A palestra de abertura foi ministrada pela professora Elayne da Silva Figueredo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que apresentou a temática “Como a estrangeirização de terra se relaciona com as fronteiras do cerrado”. As atividades envolveram mesa-redonda, com as professoras Débora Assunção (UFMG), Manuela Leal (UESPI) e Sammya Chaves (IFPI).
Confira as oficinas