Notícias
IFPI certifica alunos de robótica e amplia parceria com a Semec

IFPI e Semec renovam parceria para execução do Edubot 2.0 Foto: Ascom/Semec
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou na manhã de quinta-feira, 20, o encerramento Projeto EduBot Fase 1/2022, que tem por objetivo desenvolver uma nova abordagem do ensino-aprendizagem, por meio de metodologias ativas do ensino de Robótica Educacional nas escolas de ensino fundamental da rede pública.
A cerimônia aconteceu no auditório Maestrina Clóris de Oliveira, onde foram entregues certificados aos alunos das Escolas Municipais Antônio Dilson e Raimundo Nonato Monteiro. Na oportunidade, também foram apresentados os resultados do projeto em 2022 e assinado o Acordo de Cooperação Técnica para execução do EduBot Fase 2/2023.
“O acesso às tecnologias e a educação é o caminho mais fácil para a transformação social”, disse o reitor do IFPI, Paulo Borges, anunciando que o projeto será estendido a todos os campi do Instituto. “É desta forma que entregaremos para a sociedade estudantes comprometidos como o desenvolvimento do nosso estado”.
O diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Teresina Central, Renato Sérgio Costa, na ocasião, representando o diretor geral do campus, Paulo de Tarso Vilarinho, parabenizou a todos que abraçaram a iniciativa do EduBot. “Estaremos sempre de portas abertas para entregar uma educação de qualidade e que traga horizontes bem sucedido aos estudantes”. Para Reinaldo Ximenes, secretário executivo de Ensino da Semec, a inovação é prioridade para a Prefeitura de Teresina.
O EduBot em números foi apresentado pelo coordenador do projeto e professor do IFPI, Otílio Paulo da Silva Neto. Segundo ele, em 2023 serão contemplados 360 alunos nas escolas municipais Extremas e Clidenor de Freitas, em Teresina, além de uma escola no município de Coivaras. “O EduBot 2.0 traz a proposta de mudar a perspectiva de vida dos alunos, a partir da robótica educacional”, disse lembrando que 26 estudantes oriundos do projeto já foram aprovados no classificatório para ingressar no IFPI.
O evento contou ainda com as presenças de Suzana Sara e Vivian Cardoso, diretoras das escolas beneficiadas pelo EduBot, além de professores do IFPI. Foi encerrado com a exibição dos projetos desenvolvidos pelos alunos e com a apresentação de flauta doce, onde executaram Asa Branca, de Luís Gonzaga, sob a regência do professor Vitalino.
Sobre o EduBot
É fomentado por meio de recursos oriundos do Edital Instituto Federal de Santa Catarina - IFES 01/2021 de Apoio à Iniciação Tecnológica, com foco no Ensino de Programação Aplicada. Em 2022 atendeu a 400 alunos, no período de 12 meses. Dentre estes, 320 eram de Teresina.
É vinculado ao Laboratório Gruna Labs, que funciona no Campus Teresina Central. A equipe é coordenada pelo professor Otílio Paulo e tem como extensionistas e Gestão Administrativa as professoras Ana Cláudia Xavier e Lílian Cristina Gomes; e como colaborador externo o professor Willis Santana (Semec). O projeto terá 4 alunos como monitores e auxiliares: Julia Veras e Leandro Veloso (Técnico em Eletrônica) e Emanoel Vitor e Leonardo Davi (Engenharia Mecânica).