Notícias
Campus Pedro II tem programação do Novembro Negro
No dia 26 de novembro, o Campus Pedro II realizou mais uma edição do Novembro Negro, em alusão ao mês da Consciência Negra. O evento, organizado pelo NEABI, trouxe o tema “África Pulsa em Nós: Expressões religiosas, artísticas e populares de matriz africana” e apresentou uma programação diversa que reuniu palestras, oficinas, culinária, artes, teatro e pesquisa acadêmica.
A abertura contou com o grupo de capoeira ACUP, conduzido pelo Mestre Emídio, no diálogo “Capoeira como resistência e patrimônio vivo”. Em seguida, ocorreram as apresentações e oficinas: a Mostra de Arte “Corpo, cor e resistência na expressão artística”, com a professora Naliana da Silva; a oficina “Tranças e Identidade – O fio que liga a ancestralidade”, com a técnica Márcia Raquel; a exposição de trabalhos sobre literatura afro-brasileira contemporânea feitos pelos alunos do Ensino Médio Integrado; a oficina de máscaras africanas, com a professora Telma Regina Pedrosa; e a apresentação de pratos típicos, coordenada pela professora de gastronomia Renata Carine Torres de Lima.
A programação musical contou com os professores Jota Cruz e com o Coral do Campus Pedro II, sob regência do professor Rodrigo Melo. O evento também destacou a apresentação da pesquisa da aluna Ana Luiza de Brito Gomes (curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), realizada junto a terreiros locais.
Organizado pelo professor Jonh Jefferson Alves e pela professora Geni Brito, o Novembro Negro foi encerrado com a mesa-redonda “África-Brasil em Conexão: Vivências, Pertencimento e Hospitalidade no Encontro de Culturas”, com os convidados José Fortuna da Silva (Angola) e Maimuna Muamy Injai (Guiné-Bissau).

