Notícias
Campus Teresina Central inicia projeto “Materializando Saberes Geográficos”

O objetivo do projeto é discutir temas atuais e emergentes inerentes à ciência geográfica
O Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI) iniciou, nessa terça-feira, 25, o projeto “Materializando Saberes Geográficos”. O objetivo é discutir, junto com a comunidade acadêmica, temas atuais e emergentes inerentes à ciência geográfica, despertando o senso crítico e a capacidade progressista de reflexão dos discentes para as questões e temáticas de alcance geográfico afins com a natureza dos cursos técnicos desenvolvidos no IFPI.
O projeto valoriza profissionais egressos do IFPI com expertise e reconhecimento no mercado de trabalho relativamente às temáticas abordadas pela disciplina geografia. Nesse sentido, a palestra inaugural foi conduzida pelo professor Marcos Antonio Tavares Lira, do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que apresentou o tema “Energias Renováveis: cenários, perspectivas e escalas de expansão”. O palestrante cursou Eletrotécnica no IFPI.
Segundo os professores de geografia do campus, as discussões sobre fontes de energia oferecem ao público discente distintas análises sobre a produção e reprodução do espaço geográfico, o papel dos governos nacionais, das empresas e da sociedade sobre a sustentabilidade do planeta em razão da intensidade das explorações de energias, como petróleo, fontes eólicas e solar, biomassas, entre outras, bem como a participação da região Nordeste do Brasil nas conjunturas políticas, econômicas e ambientais da produção de energias de base sustentáveis. “Por meio do projeto pretende-se construir um intercâmbio geográfico/pedagógico de ideias e proposições, entre alunos e entre alunos e professores, por meio da troca de experiências com os egressos do IFPI, com vistas a fortalecer o processo de ensino e aprendizagem”, concluíram os professores.
O projeto contará ainda com a colaboração da professora doutora Elaine Aparecida da Silva, da UFPI, egressa do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Teresina Central, que proferirá, em 22 de novembro, a palestra “Desmitificando a sustentabilidade ambiental das fontes de energias renováveis”.