Você está aqui: Página Inicial > São Raimundo Nonato > Notícias > São Raimundo Nonato realiza encontro sobre educação e convivência

Notícias

São Raimundo Nonato realiza encontro sobre educação e convivência

publicado: 29/08/2018 07h34 última modificação: 29/08/2018 07h34
Exibir carrossel de imagens Evento teve como tema “O eu e o outro: reflexões sobre a educação e a convivência”

Evento teve como tema “O eu e o outro: reflexões sobre a educação e a convivência”

O Campus São Raimundo Nonato do Instituto Federal do Piauí realizou na segunda-feira, 27, o Encontro Pedagógico do semestre letivo 2018.2, com o tema “O eu e o outro: reflexões sobre a educação e a convivência”. O evento contou com palestra sobre o papel da educação no enfrentamento do assédio sexual e roda de conversa sobre a adolescência e os seus transtornos.

A palestra “Educação contra o Assédio Sexual”, realizada no turno da manhã, foi ministrada pelo promotor de justiça Francisco de Jesus Lima, do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), que atua na fiscalização, repressão e prevenção aos delitos abrangidos pela Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Além do promotor, a palestra também teve a colaboração da assistente social Cristina Freitas, servidora do município de Piracuruca que atua em parceria com o Ministério Público do Piauí. Representantes da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, 13ª Gerência Regional de Educação, Universidade Estadual do Piauí e Conselho Tutelar estiveram presentes no evento.

Para o promotor Franscisco Lima, o enfrentamento à violência contra a mulher é uma construção coletiva, por isso os meninos e meninas precisam ser educados na igualdade de gênero. “Esse momento aqui no Instituto Federal de São Raimundo Nonato foi exatamente o momento de sensibilização dos educadores, educadoras, equipe pedagógica, para que viéssemos a levar para os espaços escolares a Lei Maria da Penha e sua aplicabilidade, no respeito aos direitos das mulheres, evitando toda e qualquer forma de violência que possa ser praticada contra as mulheres”, disse.

No turno da tarde foi realizado um momento de discussão e reflexão sobre o ensino, coordenado pela professora do Campus Maiara Miranda, e uma roda de conversa com o tema “Adolescência e seus transtornos”, com participação do psicólogo Fagner Nascimento e do psiquiatra Rodrigo Crestana, e mediada pela psicóloga Hellen Oliveira. Os momentos culturais foram conduzidos pelo professor de Música do Campus Kelson Coutinho.