Você está aqui: Página Inicial > São Raimundo Nonato > Notícias > MUV celebrou a Semana de Ciência e Tecnologia em São Raimundo Nonato

Notícias

MUV celebrou a Semana de Ciência e Tecnologia em São Raimundo Nonato

publicado: 11/11/2024 15h17 última modificação: 11/11/2024 15h17

Entre os dias 15 e 18 de outubro o  Campus São Raimundo Nonato realizou a segunda edição do evento científico "MUV - Ciência em Movimento", alusivo à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A SNCT é o principal evento de divulgação científica do Brasil, criado em 2004 por decreto do presidente Lula e realizado anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento ocorre em diversas cidades do país, abrangendo todas as cinco regiões, com atividades em locais públicos, escolas, universidades e unidades de pesquisa. Em 2024, a SNCT teve como tema "Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologia Sociais", destacando a biodiversidade única do país, o conhecimento tradicional e o papel da tecnologia social.

Nesta edição, o MUV  propôs diversas atividades com o objetivo de  promover a democratização e interiorização da ciência, tecnologia e inovação. Foram oferecidas aos estudantes e à comunidade em geral atividades diversas que compuseram uma programação bastante completa, com Feira de Ciências, Exposição de Ciência e Tecnologia, Ciclo de oficinas, Feira agroecológica, Feira de Gastronomia e apresentação de trabalhos acadêmicos no formato de pôster.

Na abertura do evento, realizada no dia 16 de outubro no auditório do IFPI-CASRN, estiveram presentes as seguintes autoridades: o Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós Graduação do IFPI, José Luis de Oliveira e Silva; Eliciana Selvina Ferreira Mendes Vieira, Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI;  Rute Maria Gonçalves de Andrade, Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Elaine Nascimento, representando a FIOCRUZ Piauí; Yasmin Moura Lima, Coordenadora de Popularização da Ciência da Secretaria Estadual de Inteligência Artificial. Na oportunidade foi mencionada a importância da realização de eventos como  SNCT para a popularização e interiorização da ciência no estado do Piauí. Além disso, a Prof. Eliciana apresentou dados a respeito do fomento a pesquisa através da FAPEPI dentro dos biomas caatinga e cerrado.

Seguindo a programação, destaca-se a realização da primeira edição da MOSTRA MUV - Feira Municipal de Ciências de São Raimundo Nonato, nos dias 17 e 18 de outubro, que envolveu escolas de educação básica das redes municipal, estadual e federal de ensino. Durante a atividade, que foi construída ao longo do ano de 2024 teve a sua culminância na SNCT, mais de 40 projetos foram apresentados à comunidade acadêmica, público em geral e escolas visitantes de todo o Território Serra da Capivara.

Foram recebidos mais de 800 visitantes, incluindo de escolas de educação básica de toda a região. O projeto científico que foi destaque da edição recebeu como premiação uma viagem a Brasília, para participar das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 5 e 11 de novembro de 2024. A MOSTRA MUV e a premiação do projeto  foram fomentados pela Chamada CNPq/MCTI Nº 02/2023 FEIRAS DE CIÊNCIAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS.

 

Aconteceu ainda a Exposição de Ciência e Tecnologia, realizada na Praça do Gavião, importante espaço público do município, e que foi palco de uma noite com muita ciência, arte e cultura. Esta atividade, realizada no dia 18 de outubro, contou com a participação dos cursos técnicos e superiores do IFPI, além de representações dos e projetos e cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco e da Universidade Estadual do Piauí, instituições parceiras na realização da SNCT em São Raimundo Nonato. Além disso, a exposição contou com a participação de associações populares, projetos sociais e tecnológicos e  entidades como a EMBRAPA, FUMDHAM, ICMBIO, entre outros. É importante enfatizar que a Exposição de C&T é fruto de um projeto aprovado no edital SBPC Vai À Escola, promovido pela Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência.

O evento contou com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Conselho Nacional de Pesquisa e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.