Notícias
Aluna de São Raimundo Nonato participa de Olimpíada Brasileira de Linguística
Nina Maria, aluna do 3º ano de Informática do Campus São Raimundo Nonato participou, no dia 5 de outubro, da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Linguística.
Única representante do Piauí nessa etapa da competição, Nina foi uma dos 11 alunos que integraram o projeto "Linguística olímpica", coordenado pelo professor Rodrigo Lazaresko Madrid, realizado entre abril e agosto, com encontros quinzenais para a análise de diferentes línguas e estruturas linguísticas.
Nesses encontros, foram resolvidos problemas linguísticos de preparação para a Olimpíada Brasileira de Linguística. ”Esses problemas podem ser considerados interdisciplinares pois exigem não apenas habilidades lógicas, analíticas e metalinguísticas próprias das ciências da natureza, mas também a capacidade de sensibilização sócio-histórica e comunicacional ao lidar com a imensa variedade de línguas faladas no mundo”, explicou o professor.
A Olimpíada Brasileira de Linguística é um evento gratuito, autônomo, independente e sem fins lucrativos, que objetiva dentre outras coisas, esclarecer à sociedade a necessidade do uso da língua como instrumento indispensável à promoção da acessibilidade, inclusão e respeito à autonomia e à dignidade humana; difundir, entre estudantes do ensino médio e entre o público em geral, a consciência da diversidade linguística mundial e da unidade da cognição humana, bem como do conhecimento produzido pelas pesquisas linguísticas; e contribuir para o enriquecimento do ensino de linguística e de línguas no país.
A edição 2018-2019 recebe o nome de Ye’pâ-masa, palavra da língua Tukano que significa “Gente da nossa terra/ nossa mãe”, sendo o nome pelo qual os Tukano chamam a si mesmos. O nome é também uma homenagem ao Ano Internacional das Línguas Indígenas. O resultado será divulgado até 5 de dezembro de 2019.
Aproximadamente 60 estudantes, com as melhores notas finais na categoria Ensino Médio, serão convidados para a Escola de Linguística de Outono (ELO), que acontecerá presencialmente, durante cerca de uma semana, na primeira quinzena de abril de 2020, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na cidade de São Carlos/SP.