Notícias
Professores do Campus São João do Piauí publicam pesquisa em revista internacional
As professoras do Campus São João do Piauí, Lenita Delmondes Cardoso e Liária Nunes-Silva, publicaram artigo sobre o mel produzido no Território de Desenvolvimento da Serra da Capivara no periódico internacional “International Journal of Development Research”.
A pesquisa, realizada em parceria com a Cooperativa Mel do Sertão, teve o objetivo de analisar a possibilidade de certificação por Indicação de Procedência (IP) para o mel produzido no Território de Desenvolvimento da Serra da Capivara (TDCS). ”A Indicação de Procedência é uma espécie de Indicação Geográfica concedida a produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação”, explicou a professora Lenita.
Os resultados apurados sinalizaram a notoriedade da Microrregião de São Raimundo Nonato, integrante do TDSC, como centro de extração de mel no Estado do Piauí, requisito principal para o processo de elaboração do pedido de Indicação de Procedência para o mel do Território.
“O apoio à execução de pesquisa e projetos voltados para a estruturação de indicações geográficas são importantes para o desenvolvimento territorial, especialmente na área rural, uma vez que influencia positivamente na comercialização dos produtos e na prestação de serviços. Nesse sentido, a indicação de procedência aplicada à produção de mel do Território poderá atuar no fortalecimento da apicultura da região, trazendo impactos de ordem econômica, social, ambiental e tecnológica, além de regulamentar as práticas produtivas e fomentar o cooperativismo e associativismo, melhorando os aspectos mercadológicos e favorecendo o empoderamento das comunidades”, finalizou a professora Liária.
Confira o artigo na integra.