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IFPI participa da 49ª Reditec no Mato Grosso do Sul

publicado: 03/09/2025 21h56 última modificação: 12/09/2025 10h19

Uma comitiva de gestores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) participa da 49ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal, que acontece, no período de 02 a 05 de setembro, em Bonito (MS). Com o tema ‘A Rede Federal é maior do que o mundo: inspiração local, alcance global’, a edição de 2025 da Reditec é inspirada na obra do poeta Manoel de Barros e tem como mote a integração entre raízes locais e horizontes globais na educação profissional, com a participação de mais de mil participantes de 41 instituições que integram a Rede. 

A programação do evento contempla painéis, palestras e mesas-redondas, conferências, feira de economia solidária, tenda temática e apresentação das experiências exitosas selecionadas distribuídas em seis eixos temáticos: Financiamento, Governança e Eficiência Institucional; Gestão Acadêmica, Estudantil e de Pessoas; Extensão, Impacto Social e Internacionalização; Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional e Inovação, Tecnologia e Comunicação na Gestão Pública.

O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges da Cunha, destaca que a Reditec é um momento importante para discussão sobre fortalecimento e expansão da rede federal, como também troca de experiências para o aprimoramento das ações das nossas instituições. 

A Reditec é o maior evento da Rede Federal e nesta edição reúne cerca de 1,2 mil participantes, entre reitores, diretores-gerais, gestores e representantes de empresas ligadas à inovação e à educação. 

Experiências Exitosas 

Nesta edição do Reditec, o IFPI apresenta uma experiência exitosa premiada em primeiro lugar  - o projeto Recuperação de Saberes: Intervenção Pedagógica em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFPI no Eixo3 | Gestão Acadêmica, Estudantil e de Pessoas da Mostra de Experiências Exitosas.  

O projeto utiliza dados do Exame Classificatório do IFPI para identificar alunos com níveis de proficiência abaixo do esperado e, com base nisso, oferece apoio pedagógico sistemático, principalmente, por meio de monitores bolsistas. Implementado em 12 campi, em 2025, o projeto busca melhorar os indicadores de permanência e êxito dos alunos.