Notícias
Campus São João homenageia participantes de olimpíadas do conhecimento
Nesta sexta-feira, 25 de agosto, o Campus São João do Piauí realizou uma cerimônia de entrega de medalhas e certificados, além de uma exposição fotográfica para homenagear seus alunos que participaram da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e os classificados para a 2ª Etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
A cerimônia, que contou com a presença de representantes da Secretaria de Educação do Município e da 12ª Gerência Regional de Educação, destacou o empenho dos professores e apresentou para a comunidade escolar as equipes integrantes da Olimpíada de Agropecuária, que chegou ao 4º lugar no estado; e os classificados para a 2ª Etapa da OBMEP, que agora vão concorrer à premiação nacional. Mas o destaque do dia foi a entrega dos certificados de participação das equipes integrantes da Olimpíada Nacional em História do Brasil e da medalha de Menção Honrosa conquistada pela equipe Geração Iluminista, uma das três classificadas para representar o Piauí na grande final presencial da ONHB9.
“Porque mais da metade da população em meu país é feminina e negra, mas quem está no topo representa justamente a minoria? Permanecer inerte a essa situação nunca será uma opção e talvez seja isso que nos une à ONHB, não conseguimos fingir que nada aconteceu e ir tocando a bola pra frente. Temos o direito de traçar a nossa própria História e sociedade, sem permitir que um pequeno grupo faça isso por nós e sem também permitir discursos de ódio contra qualquer grupo ou minoria. Somente pelo conhecimento é que podemos derrotar a ignorância presente na intolerância, discriminação e segregação. Enfim, a ONHB é exatamente isso: é emancipação, empoderamento e transformação pelo meio mais libertador e digno: o conhecimento”, afirmou Karlla Patrícia Oliveira, integrante da equipe Geração Iluminista, ganhadora da Menção Honrosa da Olimpíada de História.
Já o organizador do evento e orientador das equipes da Olimpíada de História, professor Thiago Brito, defendeu a importância das olimpíadas do conhecimento, de todas as áreas. “Participar de uma olimpíada requer trabalho extra e dedicação, tanto dos alunos quanto dos professores, mas é um esforço prazeroso porque valoriza o conhecimento, tão menosprezado em nossa sociedade. Vivemos num país que admira estrelas do futebol e da TV e esquece o papel fundamental que gente comum como professores, agricultores e zeladores, por exemplo, exercem em nossa sociedade. Valorizar o conhecimento é uma forma de mudar esta lógica e demonstrar para os alunos que eles podem enxergar o mundo por outra ótica e serem também especiais. Estudar é nossa forma de compreender e mudar o mundo, e por essa iniciativa todos os nossos olímpicos estão de parabéns!”