Notícias
Campus São João estuda viabilidade do cultivo vertical de melancia

O cultivo vertical de melancia pode ser uma alternativa para os produtores que possuem pouca área em sua propriedade
Um projeto de pesquisa desenvolvido na disciplina de Práticas em Agricultura, no Campus São João do Piauí do Instituto Federal do Piauí (IFPI), está estudando a viabilidade do cultivo vertical de melancias. A proposta é adensar o cultivo da hortaliça e conseguir uma produção superior ao obtido no sistema convencional. Para isso estão sendo testados quatro diferentes estratégias de adubação e também serão avaliados caracteres de qualidade dos frutos, visando definir o padrão de adubação mais adequado para esse tipo de cultivo.
O cultivo vertical de melancia pode ser uma alternativa para os produtores que possuem pouca área em sua propriedade ou que objetivem elevar a produtividade e renda. Outro fator que pode favorecer o cultivo vertical de melancia é que os frutos não têm contato com o solo, evitando o apodrecimento e a mancha de encosto, o que eleva bastante a qualidade dos frutos e pode melhorar a cotação do produto no mercado.
A estrutura, denominado de “espaldeira”, é semelhante ao utilizado na produção de uva, maracujá e outras culturas. Inclusive, pode ser reutilizada após um desses cultivos, reduzindo muito o custo de produção. Nesse sistema, a planta é tutorada em um fitilho que é preso a uma estaca, próxima a planta, e ao arame de condução. Os frutos em desenvolvimento são colocados em uma estrutura de tela e barbante, convencionada artesanalmente, e também amarrada ao arame principal, para reduzir o impacto do peso.
O projeto está na sua primeira etapa e partiu da ideia do estudante Gerson Vieira da Silva em parceria com o professor Gerffeson Thiago Mota de Almeida Silva. Segundo o professor, serão realizados novos estudos para definir outros aspectos desse cultivo nos próximos meses, após o isolamento social exigido pela pandemia do COVID-19. Além disso, informou que mais duas pesquisas estão sendo desenvolvidas na disciplina, com as culturas do milho e da batata-doce.