Você está aqui: Página Inicial > Piripiri > Notícias > Campus Piripiri visita comunidade quilombola para firmar parcerias

Notícias

Campus Piripiri visita comunidade quilombola para firmar parcerias

publicado: 23/02/2017 15h52 última modificação: 23/02/2017 17h24

Membros do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indigenas (NEABI) do Campus Piripiri estiveram na tarde dessa quarta-feira, 22, na Comunidade Quilombola Suçuarana em Piripiri. Lá realizaram contatos com os membros da Associação de Moradores da Comunidade, com o objetivo de firmar parcerias para a realização de projetos e pesquisas do Núcleo.

Participaram dessa visita os professores Marcelo Batista Gomes (Sociologia), Clenilson de Sousa Sucupira (Administração) e os pesquisadores Francisco Helton de Araújo Oliveira Filho (UFC) e Rodolfo de Sousa Pereira (estudante da Uespi).

Suçuarana - é uma das quatro comunidades rurais negras que são reconhecidas como “remanescentes de quilombos”, portadores de uma identidade negra e memória dos antepassados escravizados. Cerca de 80 famílias vivem na localidade, praticando agricultura familiar e criação de animais. A comunidade possui energia elétrica, um posto de saúde, uma escola de ensino fundamental pertencente ao município, poço tubular, campo de futebol. Segundo a memória da comunidade, seus antepassados chegaram na região há cerca de 200 anos, como trabalhadores escravizados da antiga fazenda Residência, pertencente ao capitão José Joaquim da Silva Rebello. A comunidade foi formada sem nenhuma resistência dos proprietários e constituiu-se através dos laços de parentescos e da posse coletiva da terra próxima à antiga fazenda.