Você está aqui: Página Inicial > Pio IX > Notícias > Seminário da Cajucultura movimenta o Campus Pio IX

Notícias

Seminário da Cajucultura movimenta o Campus Pio IX

publicado: 31/10/2022 10h15 última modificação: 01/11/2022 07h39
Exibir carrossel de imagens Alunos, cajucultores e público externo puderam conhecer mais sobre o caju, cultura de destaque no município

Alunos, cajucultores e público externo puderam conhecer mais sobre o caju, cultura de destaque no município

De 25 a 27 de outubro, o Campus Pio IX do Instituto Federal do Piauí (IFPI) realizou o I Seminário da Cajucultura. O evento buscou levar conhecimentos sobre a polinização do cajueiro, ações e perspectivas do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) e da COCAJUPI, manejo do cajueiro, manejo e principais clones de cajueiro anão precoce para o semiárido, manejo de doenças e processamento integral do caju.

Alunos, cajucultores e público externo puderam conhecer mais sobre o caju, cultura de destaque no município.  O evento contribuiu também para mostrar o que há de informações mais recentes em termos de controle do oídio, doença fúngica que vem diminuindo a produtividade de caju no município. O seminário teve a participação de palestrantes renomados na área. Além das palestras os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a produção de cajuína em dois assentamentos rurais do município e, no último dia, aprender a processar de forma integral o caju.

Para a diretora-geral do Campus Pio IX, Raimunda Ferreira, “o evento possibilitou levar mais conhecimentos e saberes para alunos, produtores rurais e público externo dessa cultura nobre que é o caju”. Segundo o egresso do curso técnico em Agropecuária do campus e estudante de Agronomia, Ítalo José de Sá Vieira, o seminário possibilitou trazer troca de experiências entre alunos, produtores, professores e pesquisadores.

O pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Luiz Serrano, destacou a importância do seminário para disseminar informações e recomendações técnicas para que os produtores tenham maiores produtividades em seus pomares. O coordenador do curso técnico em Agropecuária, Webiston Freitas, destacou a importância das parcerias firmadas com os órgãos envolvidos e que foram importantes para que o evento fosse um sucesso.