Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFPI certifica novas turmas do projeto Semeando Oportunidades

Notícias

IFPI certifica novas turmas do projeto Semeando Oportunidades

publicado: 12/07/2025 10h00 última modificação: 12/07/2025 10h07

Nesta sexta-feira, 11, o Instituto Federal do Piauí recebeu o ministro Wellington Dias para solenidade de certificação dos cursos de extensão de Refrigeração, manutenção e instalação de splits; Estamparia por sublimação; Modelagem de bolsas e ecobags e Dislexia e outros transtornos de aprendizagem, do projeto Semeando Oportunidades, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Os cursos foram ofertados nos campi Teresina Central e Teresina Zona Sul, onde os alunos participaram de aulas teóricas e práticas e aprenderam noções de empreendedorismo.

Segundo o reitor Paulo Borges, através deste projeto, mais de 4 mil pessoas já foram capacitadas em todo o estado. “Nosso objetivo é certificar o povo, dar oportunidade de emprego e empreendedorismo”, disse.

“Queremos garantir que as pessoas saiam da linha da pobreza e da segurança alimentar, e o primeiro passo é a educação”, falou o ministro Wellington Dias, que destacou ainda o Fundo Garantidor Federal, que dá acesso a financiamentos para aqueles que desejem empreender.

“Devemos agradecer a Deus, e a esse conjunto de pessoas que garantiram nossos direitos e nos deram acesso a oportunidades, através de programas sociais. Olha o tanto de conhecimento quem nós vamos compartilhar agora”, concluiu Sônia Maria, concludente do curso de Dislexia e outros transtornos de aprendizagem.

A solenidade contou com a presença do Secretário de Inclusão Sócio econômica do MDS, Luís Carlos Everton de Farias; do diretor de relações empresariais do IFPI, Robson Alves da Silva; do diretor do campus Teresina Zona Sul; Germano Lúcio Pereira Moura; do diretor de ensino do campus Teresina Central, Francieric Alvas de Araújo; do superintendente da Fundação de amparo a pesquisa, inovação, ensino e extensão do IFPI, José Marconi Silva; do presidente do Instituto Nordeste Cidadania, Stelio Gama Lira Filho; do diretor de Empreendedorismo do MDS, Alison Ramon Santos e Silva; da vice-presidente da Associação Piauiense de Dislexia, Lívia Melo; e da coordenadora ajunta do Semeando Oportunidades, Keliny Martins.