Notícias
Campus Pio IX realiza prática de conservação de solo e água em Assentamento Rural

O assentamento fica localizado a 30 km de distância da sede do município
No sábado, 6, professores, técnico e alunos do Campus Pio IX do IFPI desenvolveram uma atividade prática de conservação de solo e água no Assentamento Nova Esperança. O assentamento fica localizado a 30 km de distância da sede do município.
Na área foram marcados terraços em nível, onde foi realizado o plantio de macaxeira em faixas. Entre as faixas de macaxeira foram plantadas mudas de cajueiro-anão doadas pela Embrapa Agroindústria Tropical, por meio da ação do projeto de melhoramento genético do cajueiro. Nas áreas onde são cultivados cajueiros no Assentamento é possível ver voçorocas formadas. “Os solos arenosos e que apresentam uma declividade acentuada são mais propensos a desenvolverem processos erosivos”, destaca o professor Izonaldo Dias.
O presidente do Sindicato Rural de Pio IX, Erinaldo Andrade, comentou sobre a importância dessas técnicas para conservação dos solos agrícolas e que elas podem servir para demonstrar alternativas de prevenção de erosão. De acordo com o professor Webiston Freitas, um centímetro de solo leva aproximadamente 400 anos para ser formado e sem adotar práticas conservacionistas de solo pode ser erodido em questão de minutos.
A ação teve a participação do técnico em agropecuária Fábio Freitas, que auxiliou no desenvolvimento das atividades juntamente com os alunos.