Você está aqui: Página Inicial > Pedro II > Notícias > Campus Pedro II apoia a campanha Julho Laranja

Notícias

Campus Pedro II apoia a campanha Julho Laranja

publicado: 06/07/2020 08h29 última modificação: 06/07/2020 08h29
A campanha foi criada por dentistas de todo o Brasil e tem como público-alvo pais e/ou responsáveis por crianças de até seis anos de idade

A campanha foi criada por dentistas de todo o Brasil e tem como público-alvo pais e/ou responsáveis por crianças de até seis anos de idade

A Coordenação de Saúde do Campus Pedro II, por meio do Serviço de Odontologia, está apoiando a campanha nacional intitulada Julho Laranja. A campanha tem como objetivo informar e conscientizar pais de crianças sobre a importância da consulta de avaliação ortodôntica, a fim de prevenir e tratar precocemente alterações de posicionamento dos dentes e desenvolvimento dos ossos da face.

A campanha foi criada por dentistas de todo o Brasil e tem como público-alvo pais e/ou responsáveis por crianças de até seis anos de idade. Para o odontólogo do Campus Pedro II, Rafael Teixeira, uma consulta precoce permite que o dentista especialista em ortodontia possa orientar sobre cuidados preventivos e caso seja diagnosticado algum problema, permite também precisar como e quando deverá ser tratado para se obter os melhores benefícios no menor espaço de tempo.

“Ao contrário do que muitos imaginam, não é necessário esperar a criança ter todos os dentes permanentes para que sejam feitos o diagnóstico e o tratamento de problemas ortodônticos. A Associação Americana de Ortodontia, por exemplo, recomenda que a primeira consulta ortodôntica seja realizada até os seis anos de idade, fase das primeiras trocas dentárias”, explica Rafael.

Ainda de acordo com ele, o período de trocas dentárias é propício para a instalação de anomalias, que são alterações no padrão da vinda dos dentes permanentes e ou durante a perda dos dentes decíduos (“dentes de leite”) ou, ainda, alterações das posições dos germes dentários (dentes em formação) favorecendo o estabelecimento de uma má oclusão (dentição incorreta). Além disso nesse período já é possível tratar problemas de crescimento e desenvolvimento alterado nos ossos da face.