Notícias
Paulistana realiza palestra sobre Sisteminha Embrapa
O Campus Paulistana, em parceria com a Embrapa Meio-Norte, realiza, no dia 14 de maio, às 8h, no auditório do campus, a palestra “Uso do Sisteminha Embrapa como estratégia para Produção Familiar”
O Sisteminha Embrapa é uma tecnologia de produção integrada de alimentos, que consiste num rodízio de produção envolvendo a produção integrada de frutas, hortaliças, aves (ex.: codornas, galinhas poedeiras ou de corte), pequenos animais (ex.: porquinho da Índia, porco) e peixes, com a recirculação de nutrientes a partir da criação de peixes. Ele é fundamentado em quatro princípios: miniaturização, replicabilidade, escalonamento da produção e segurança alimentar e nutricional apropriada para agricultores familiares.
Essa tecnologia tem como público-alvo moradores/produtores de áreas urbanas, periurbanas e rurais, inclusive comunidades quilombolas, aldeias indígenas e agricultores familiares. O Sisteminha abrange Piauí, Maranhão, Ceará, Minas Gerais, África (diversos países: plataforma Market Place).
“Os impactos institucionais são grandes, pois a utilização da tecnologia está se tornando política pública, com previsão de grande número de Sisteminhas a serem instalados por governos municipais e estaduais. O Sisteminha também recebeu dois prêmios nacionais (Embrapa 2012 e Prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013) e o prêmio internacional da Rede Innovagro 2014, com sede no México. A solução pode ser utilizada no Brasil inteiro e exterior, e vem se tornando política pública, com projetos de instalação de mais de 3 mil Sisteminhas”, explicou Francelino Neiva, professor de Agropecuária do campus.