Você está aqui: Página Inicial > Paulistana > Notícias > Paulistana realiza Mostra de Foguetismo

Notícias

Paulistana realiza Mostra de Foguetismo

publicado: 25/05/2017 13h02 última modificação: 25/05/2017 13h02

O Campus Paulistana promoveu no último sábado, 20, a “I Mostra de Foguetismo do Capau”, dentro do calendário de atividades previstas aos sábados, para o ano letivo de 2017.

O evento contou com a participação dos professores das áreas de física e matemática, com o apoio do auxiliar de Laboratório de Mineração, Ijan de Carvalho Silva, além do corpo discente dos cursos técnicos integrados ao médio (Agropecuária, Informática e Mineração).

Utilizando os conhecimentos de geometria, princípio da ação e reação, lançamento oblíquo e reações químicas, os estudantes construíram e lançaram protótipos de foguetes de garrafa PET, tendo como combustível o gás carbônico produto da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre (ácido acético). Dividindo-se em equipes, foram realizados lançamentos com alcances variados, com valor máximo que chegou aos 98,8 m da base de lançamento.

De acordo com o coordenador das Áreas da Natureza, Humanas e Letras, professor Vinícius Dias, os sábados letivos oportunizam aos professores e alunos trabalharem com atividades diferentes da rotina de sala de aula, com atividades temáticas, lúdicas e dinâmicas. “Nesse primeiro sábado contamos com a Turma das Ciências Exatas; ainda temos previsto sábados com as Turmas de Linguagens, Humanas, Biomédicas e Técnicas de cada curso. O primeiro sábado letivo do ano foi um verdadeiro sucesso, o qual, de certo, será recriado em todos outros”, ressalta.

Segundo o professor de física, Carlos Justino, anualmente, a Agência Espacial Brasileira e a Sociedade Astronômica Brasileira, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizam nas escolas públicas e privadas de todo o país a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em conjunto com a Mostra Brasileira de Foguetes, com a realização de atividades alusivas aos temas e ainda a aplicação de uma prova sobre o mesmo.

“Tendo em vista o grau de participação e motivação dos estudantes na discussão e execução das atividades propostas, o evento pode ser classificado como prática inovadora e de bastante sucesso.”, destaca professor Carlos.

A premiação simbólica aconteceu na manhã e tarde de terça-feira, 23.