Notícias
Grupo de estudos do Campus de Paulistana desenvolve projetos
O Grupo de Estudos em Peixe e Aves do Campus Paulistana, composto por professores e alunos do curso bacharelado em Zootecnia, realizou levantamento de suas ações de ensino, pesquisa e extensão no período 2022/2023.
Criado em 2019 pelo professor Gilson Mendes Araújo, neste ano o destaque foi a publicação de 5 trabalhos e participação de 6 alunos alunos no 31º Congresso Brasileiro de Zootecnia – Zootec 2022, realizado em Manaus –MA. Os trabalhos apresentados no congresso fazem parte do projeto de pesquisa aprovado no EDITAL PROPI Nº 100, DE 10/07/2019 – PIBIC/CNPQ, e teve como bolsista a aluna Débora Figueiredo, hoje graduada em Zootecnia e, atualmente atuando no mercado de trabalho no estado do Mato Grosso.
Já no Eixo Extensão foram concluídos dois projetos. O primeiro, “Assistência Técnica para Produtores que frequentam a Feira de Animais do Município de Paulistana-PI”, proposto pelas discentes Carla Tauane e Jaine Rodrigues, foi Coordenado Pelo Professor Gilson Mendes Araújo e pela Professora Ana Lúcia Teodoro, e atendeu 30 produtores frequentadores da feira foram atendidos com entrevistas, orientações técnicas, realização de exames OPG, levantamento das dificuldades encontradas, elaboração de relatório e apresentação do relatório ao poder público Municipal. Além das alunas proponentes, participaram do projeto os alunos: Antônio Neto, Nomeriano Ferreira e Pedro Wellington.
Já o projeto “Produção sustentável de aves caipira: Orientações para associação de mulheres e produtores individuais da região de Paulistana-PI”, teve como bolsista a aluna Débora Figueiredo, e atendeu produtores individuais e coletivos nos municípios de Paulistana, Acauã, Betânia do Piauí, e Jacobina do Piaui, realizando encontros virtuais e atividades presenciais que consistiram na realização de vacinações, contra as doenças de Newclaste; Bouba Aviária; Coriza Infecciosa; Bronquite Infecciosa; Doença de Gumboro e Doença de Marek em mais de 2000 aves criadas em sistema caipira. Também foram realizadas as atividades de orientações técnicas para as corretas práticas de criação de galinha tipo caipira. Ao todo, o projeto atendeu cinco produtores individuais e 45 produtoras coletiva que fazem parte da Associação de Mulheres Produtoras de Aves – AVESERTÂO, do Município de Betânia do Piauí. “Esse foi um projeto que presentou grande aceitação, e teve significativos impactos na produção, porque com as práticas de vacinações e orientações, os/as produtores/as observaram menor incidência de doenças e morte dos animais, bem como aumento da produtividade”, disse o professor Gilson.
Segundo Marleide Paixão Delmondes, que é Tesoureira da AVESERTÂO, a realização das práticas e treinamento, melhorou sanidade do plantel das aves, e despertou o interesse dos produtores em realizar atividades preventivas das doenças. Participaram do projeto os alunos do Antôno Neto, Carla Taune, Jaiane Rodrigues, Nomeriano, Beatriz Gomes, Bruna Almeida Pedro Renam, Julio Gabriel, Fernando, Veterinário Aderaldo Aquino, professores, Gutemberg Lira e Ana Lúcia Teodoro. Contribuíram para realização do projeto as entidades locais, EMATER e Secretaria de Agricultura Familiar – SAF.
“A realização de projetos de extensão e pesquisa voltado para o arranjo produtivo local, aproxima o IFPI das demandas da sociedade e, cumpre com a nossa função social. Quando temos projetos aprovados, em que os recursos são limitados, sempre procuramos parcerias para concretizar as etapas dos projetos”, finalizou o Diretor do Campus Francisco Washington.