Você está aqui: Página Inicial > Paulistana > Notícias > Campus Paulistana promove palestra sobre a Importância Socioambiental da Criação de Abelhas

Notícias

Campus Paulistana promove palestra sobre a Importância Socioambiental da Criação de Abelhas

publicado: 22/01/2018 14h52 última modificação: 22/01/2018 14h52

No dia 18 de janeiro, alunos dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Zootecnia do Campus Paulistana, além de apicultores locais, participaram de palestra sobre a Importância Socioambiental da Criação de Abelhas.

Realizada em parceria com o Campus Picos da UFPI, através da professora Juliana Bendini, a atividade tem o objetivo de promover ensino e pesquisa na área de apicultura e meliponicultura, assim como proporcionar interação entre os alunos das instituições.

“A palestra foi promovida com o objetivo de chamar a atenção do público para a importância socioambiental da apicultura e despertar o interesse para conservação das espécies de abelhas nativas”, explicou o professor Francelino Neiva, coordenador do curso de Agropecuária e organizador da atividade.

A palestra foi ministrada por Juliana Bendini, que relatou que a região semiárida do Brasil tem produzido e exportado, nos últimos anos, grandes quantidades de mel. “Com isso, a apicultura nessa região tem se constituído em uma das mais represntativas atividades econômicas para os produtores rurais. A organização social dos apicultores, bem como a qualidade das floradas ocorrentes são pontos favoráveis para a garantia de produção e comercialização de mel com alto valor no mercado internacional. No entanto, as mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos, representadas por longos períodos secos e ocorrência de altas temperaturas estão mudando o cenário produtivo dos apiários da Caatinga, obrigando muitos  produtores a migrarem com suas colmeias para outras regiões. As espécies de Abelhas nativas são cada vez menos citadas nos relatos dos produtores rurais e, com isso, o desaparecimento das abelhas também é uma realidade no semiárido piauiense”.