Você está aqui: Página Inicial > Paulistana > Notícias > Campus Paulistana promove I Seminário de Educação Inclusiva

Notícias

Campus Paulistana promove I Seminário de Educação Inclusiva

publicado: 06/04/2018 15h27 última modificação: 06/04/2018 15h27
Exibir carrossel de imagens Evento buscou promover  um espaço de formação, reflexão e discussão sobre o processo inclusivo dos alunos com deficiência

Evento buscou promover um espaço de formação, reflexão e discussão sobre o processo inclusivo dos alunos com deficiência

O Campus Paulistana do Instituto Federal do Piauí realizou, durante três dias, o I Seminário de Educação Inclusiva (SEDIN). Com o tema "A (In) Formação à serviço da Inclusão", o evento buscou promover  um espaço de formação, reflexão e discussão sobre o processo inclusivo dos alunos com deficiência, buscando potencializar o papel da escola e melhorar a prática pedagógica do professor.

A programação do seminário teve início na terça-feira, 3, com a cerimônia de abertura e uma apresentação cultural realizada por alunos da APAE de Paulistana. Também foi realizada a palestra “A inclusão e a participação da pessoa com deficiência na sociedade”, ministrada pela psicóloga Marcella Batista, e o relato de experiência do senhor Getúlio Luís, funcionário dos Correios da cidade.

Na manhã de quarta-feira, 4, aconteceu a palestra “Política de educação inclusiva no IFPI”, proferida pela psicóloga Kennya Martins, coordenadora geral do NAPNE no IFPI. Em seguida, ocorreu a mesa-redonda “Conhecer para incluir: passos para inclusão de pessoas com deficiência na educação básica e ensino superior”, com a participação dos professores Milton Pereira de Carvalho Filho (UNIVASF) e Érika Alves da Silva (Estado do Pernambuco), ambos deficientes visuais. Dando sequência à programação da manhã, houve a palestra “A inclusão que queremos é possível?”, ministrada pela psicopedagoga Sarah Cristianne Motta Tosta. No turno da tarde, foram realizadas oficinas sobre Autismo, Libras e Braille.

Já na quinta-feira, 5, último dia do SEDIN, a programação foi marcada por palestras, mesa-redonda e relato de experiências. Durante a manhã, ocorreram a palestra “Perspectiva histórica da educação inclusiva no Brasil”, com Cleidiane de Oliveira Silva, servidora do Campus São João do Piauí; a mesa redonda “Direitos das pessoas com deficiência: garantias e desafios”, com a participação da assistente social do Campus, Layane Almeida, e do promotor de justiça Paulo Maurício Araújo Gusmão; e o relato de experiência da professora do Campus Paulistana Amanda Ribeiro. À tarde, o professor de música Rodrigo Alves de Melo palestrou sobre “A música como ferramenta da inclusão” e, na sequência, a psicóloga Luciana Guimarães realizou a atividade prática “Vivenciando os desafios da pessoa com deficiência”.

O diretor geral do Campus Paulistana, Francisco Washington Soares, avaliou o seminário como um marco histórico na reflexão do fazer pedagógico do Campus Paulistana. "A organização do evento e todos que contribuíram para sua realização estão de parabéns, pois permitiram novos conhecimentos juntos aos servidores, professores do município e outros participantes da comunidade. Além disso, por meio do SEDIN, todos conseguiram alcançar uma reflexão sobre conceitos e prática relacionadas a questão da educação inclusiva", finaliza.